7 dicas para lavar taças

Já aconteceu de o jantar ser maravilhoso, a companhia agradável, o vinho fantástico, mas no outro dia você só conseguir pensar nas suas taças manchadas por vinho tinto? Para não ter esses “resíduos” em suas lembranças, temos 7 dicas para lavar taças até a próxima garrafa.

1-      O ideal é lavagem manual, com temperatura morna – se deixar a água muito quente as taças podem se danificar;

2-      Escolha um detergente neutro, jamais use aqueles com aromas de maçã, limão, etc. Também fique atento à quantidade, uma ou duas gotas do produto são suficientes para lavar todas as taças. Lembre-se que o resíduo de detergente geralmente transforma o gosto das bebidas – já aconteceu de você colocar a bebida no copo e surgir um cheiro de ovo? Se sim, pode ter certeza de que nem todo detergente foi ralo abaixo.

3-      Escolha uma esponja bem macia e não se esqueça de limpar também os pezinhos das taças, que geralmente ficam cheios de dedos.

4-      Depois de lavar, deixe o excesso de água escorrer colocando as taças sobre um pano delicado, de cabeça para baixo.

5-      Quando for secar, o indicado é fazer uma solução de água e álcool em um borrifador; utilize um pano tipo fralda de bebê para segurar e outro para secar, pois eles não soltam pelos.

6-      Segure a taça com uma fralda e borrife a solução de álcool e água na parte interna. Faça movimentos leves, mas firmes, circulares para tirar todas as manchas internas e externas. Coloque a taça contra a luz para conferir o resultado. Se estiver borrado, ainda precisa polir mais. Ficou bom? Pegue a próxima!

7-      Repita sempre que utilizar as taças!

 

Dicas para “sujar” as taças!

O enófilo e consultor de vinhos da Porto a Porto, Flávio Bin, indica dois vinhos tintos para você degustar nas taças antes de lavá-las.

Marques de Tomares Ribeira De Duero_bx

MT Selección de la Familia 2011

Tinto espanhol de Ribeira del Duero DO, feito das uvas Tempranillo (90%) e Cabernet Sauvignon (10%). Passou 14 meses em carvalho francês e possui graduação alcóolica de 14%.

Um vinho muito interessante, elegante, com taninos macios e boa complexidade aromática. Combina com assados de cordeiro, carnes vermelhas grelhadas e queijo maturado.

 

Chateau Reynon Tinto_bx

Chateau Reynon 2010

Tinto francês de Bordeaux, mistura das uvas Merlot (85%), Cabernet Sauvignon (9%) e Petit Verdot (6%). A cor é de um rubi profundo, possui aromas suaves, paladar seco e aveludado. Passou 12 meses em barricas de carvalho e combina com carnes vermelhas e queijos maturados.

Tags: , , , , ,