A espetacular Ilha do vinho Madeira

Vinho Madeira Justino's

Uma das definições da palavra espetacular é “que provoca admiração por suas características incomuns”. Nada mais adequado então do que usar esse adjetivo para a Ilha da Madeira, em Portugal, e o vinho que leva o seu nome. Localizada no Oceano Atlântico, distante quase mil quilômetros de Lisboa, a ilha está na mesma latitude de Casablanca, no Marrocos. Foi descoberta em 1419 por navegadores portugueses, um ano depois de eles terem achado acidentalmente uma outra ilha do mesmo arquipélago, Porto Santo. O nome Madeira foi escolhido pela abundância desta matéria-prima.

Os portugueses levaram as vinhas, mas a primeira cultura cultivada foi a cana-de-açúcar, produto que representou um período de grande prosperidade econômica e que colocou a Madeira na rota comercial europeia. Depois de alguns anos, diversas circunstâncias culminaram no declínio da produção de açúcar e as plantações foram substituídas por videiras, sendo que a partir do século XVII a Madeira viu florescer uma nova oportunidade de impulsionar a economia por meio do vinho.

Vinho Madeira Justino's 2

 Vinho Madeira

Mas você sabe o que torna o fortificado Madeira tão especial? São, no mínimo, três fatores que fazem do Madeira um vinho único: a origem vulcânica do solo, a proximidade com o mar e o processo de elaboração. Some-se a isso altitudes diversas, temperaturas amenas (mas com amplitude térmica considerável entre o dia e a noite) e trabalhadores dispostos a cultivar de acordo com as condições locais – leia-se terrenos íngremes e muito acidentados, pequenos, armados em socalcos artificiais, chamados poios, e que exigem colheita manual, às vezes de joelhos, literalmente. Além disso, as uvas da Madeira adquirem uma acidez extremamente especial que diferencia seus vinhos dos demais fortificados.

Para entender o processo, temos que retornar à época quando os toneis de vinhos eram transportados nos porões dos navios durante as longas viagens marítimas. As temperaturas nestes porões chegavam aos 50 graus ao passar pelos trópicos e quando acontecia de o vinho retornar à Europa verificava-se que ele era muito melhor do que o enviado no começo da viagem. As altas temperaturas e o balançar do navio conferiam características únicas e interessantes à bebida.

Vinho Madeira Justino's Boal

A partir de então, toneis de Vinho Madeira eram despachados para uma “voltinha” de navio unicamente para enriquecer em aromas e sabores, o que ficou conhecido como Vinho de Torna Viagem ou Vinho de Roda. Hoje a mesma situação é simulada por dois processos de envelhecimento: depois que o vinho fermenta, determina-se o estilo e o grau de doçura pretendido (seco, meio seco, meio doce e doce), fortifica-se com álcool vínico e seleciona-se quais vão para Estufagem (apenas os tintos) e os que irão descansar em barricas, no processo chamado Canteiro.

Na Estufagem, a mesma situação de aquecimento que acontecia nos porões dos navios é simulada em estufas – cubas de inox aquecidas por um sistema de serpentinas onde circula água quente – durante um período de 3 meses e a uma temperatura variando entre os 45ºC e os 50ºC. No processo de envelhecimento chamado Canteiro os vinhos provenientes das castas brancas e alguns tintos de Tinta Negra descansam em barricas velhas de diferentes tamanhos, de acordo com o que o enólogo pretende com cada lote. O envelhecimento oxidativo em casco, neste clima subtropical, desenvolve no vinho uma complexidade e intensidade de paladar únicas. Os vinhos podem descansar três, cinco, dez, cinquenta anos ou mais.

Madeira Justino’s

O vinho Madeira é um dos fortificados mais longevos e sofisticados que se têm notícia e a Justino’s Madeira é líder de mercado neste segmento. Desde 1870 a empresa elabora exemplares com frescura ímpar, devido à já comentada acidez destacada, que torna a percepção do açúcar residual agradável e equilibrada. Os vinhos Justino’s Madeira geralmente são elaborados a partir de um corte de uvas, sendo a Tinta Negra a mais utilizada, ou ainda a partir de uma única casta, como Malvasia, Boal, Verdelho, Terrantez e Sercial. Estes vinhos são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,