Dia dos Pais: Presenteie com Vinhos

 

No próximo dia 13 de agosto comemora-se o Dia dos Pais. No provável almoço de domingo com a família reunida espera-se que os filhos presenteiem o progenitor com um mimo de sua preferência. Sabendo que a grande maioria dos homens aprecia vinhos, pensamos em quatro sugestões de presentes que irão agradar, seja o pai em questão de estilo clássico, moderno, hipster ou intelectual. Confira!

Clássico: O Duorum Porto Vintage DOC Vinha de Castelo Melhor vem de uma região belíssima (Douro) e é produzido através de um projeto que preza pela sustentabilidade (Duorum) por dois dos principais enólogos do mundo (João Portugal Ramos e José Maria Soares Franco). Vinho fortificado doce, com taninos firmes e maduros, muito encorpado, com uma acidez bem equilibrada. Além destes predicados, recebeu 94 pontos na publicação Wine Spectator.

Moderno: O tinto português Bom Juiz é um vinho seco e de corpo médio, com taninos finos e aromas de frutas em compotas e especiarias. Fácil de beber, é a nossa dica para aquele pai moderno e descolado, que nem sempre quer combinar vinho e comida. Amadurece 18 meses, entre barrica de carvalho e adega, o que o torna equilibrado e aveludado.

Intelectual: Para quem está acostumado a ver o pai cercado de livros, a dica é um vinho complexo e concentrado, o chileno Santa Carolina Gran Reserva Petit Verdot. Trata-se de um tinto elegante e de personalidade, que passa por um estágio de 12 meses em barricas de carvalho. Apresenta notas aromáticas de especiarias e tabaco, além de taninos macios que revelam a sofisticação da linha Gran Reserva.

Hipster: São chamados assim os mais da “nova era”, que têm um estilo de vida alternativo, gostam de indie rock e se vestem com roupas da moda. Um pai bem informado e antenado, que vai adorar conhecer um vinho francês criado por um dos mais importantes enólogos dos últimos anos, o falecido Denis Dubourdieu. A dica é o tinto Le Clos de Reynon. Produzido com a uva Merlot, é um vinho frutado e floral, com deliciosas notas de ervas e pimenta preta. Seco, equilibrado, macio e com ótima persistência. Pode ser degustado sem acompanhamentos, mas também vai bem com risoto de funghi, por exemplo.

Tags: , , , , , ,