Dica de Harmonização

Apresentamos uma deliciosa sugestão para esses dias mais frios. Confira nossa Dica de Harmonização: Polenta Paganini cremosa com ragu de cogumelos com o vinho tinto Cefiro Pinot Noir.

Ingredientes

200g de polenta instantânea Paganini

1 litro de caldo de carne

200g de queijo Mascarpone

200g de tomate pelado em cubos Paganini

100g de queijo Parmesão em lascas

150g de cogumelo Paris laminado

150g de cogumelo Shitake em julienne

15g de funghi porcini secchi Paganini

100g de manteiga sem sal, em cubos e gelada

Salsinha em moagem a gosto

Sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto

Como fazer

Levar uma panela ao fogo e aquecer o caldo de carne, temperar com sal e pimenta-do-reino e, quando começar a ferver, adicionar a polenta gradativamente, sempre mexendo. Cozinhar em fogo baixo por 3 minutos aproximadamente. Adicione o queijo mascarpone, corrija o sal e finalize com 50g de manteiga. Em uma frigideira, aquecer o restante da manteiga e grelhar os cogumelos. Adicione os tomates, tempere com sal e pimenta-do-reino e finalize com a salsinha. Para servir, faça uma base com a polenta, coloque os cogumelos e finalize com o queijo parmesão em lascas.

 

Harmonização: Cefiro Pinot Noir

Para acompanhar a Polenta Paganini cremosa com ragu de cogumelo nossa indicação é o vinho Cefiro Pinot Noir. Esse tinto chileno vem do Vale de Casablanca, uma das regiões vinícolas de clima fresco mais célebre do país e um destino turístico de destaque graças a Rota 68, que vai de Santiago do Chile a Valparaíso. De cor rubi intenso, apresenta aromas de terra, flores e frutas. Em boca, possui notas de canela e framboesa preta. Possui acabamento suave e aveludado, pois ficou entre 6 e 8 meses em barricas de carvalho, sendo 50% barricas novas de carvalho francês.

Bom apetite!

*Receita desenvolvida pela equipe Espaço Gourmet.

Tags: , , , ,