Precisamos falar sobre… 4 vinhos portugueses

Portugal é um país fascinante coberto quase que totalmente por regiões vinícolas. Apesar da pequena proporção geográfica, apresenta uma grande diversidade de microclimas que, aliados as inúmeras castas nativas, originam uma enorme variedade de estilos de vinhos. Aqui separamos quatro exemplares assinados por João Portugal Ramos, enólogo português que é referência mundial. Desde 1990 ele elabora vinhos na região de Estremoz, no Alentejo, sudeste de Portugal, com a missão de ser modelo em nível mundial, conferindo identidade a vinhos diferentes e acessíveis.

O Loios branco é elaborado com as uvas Arinto, Rabo de Ovelha e Roupeiro na região do Alentejo. Apresenta aroma mineral com notas de lima. É elegante, com excelente acidez. Frequentemente está nas listas Best Buy das revistas Wine Spectator e Wine Enthusiast.

O Loios tinto leva na composição as uvas Trincadeira e Aragonez e não passa por barrica. Apresenta aromas intenso de frutas e notas vegetais. É elegante, macio e muito bem equilibrado. Recentemente os rótulos foram alterados e estão com um design mais bonito e moderno.

Marquês de Borba é a marca mais conhecida em Portugal da JP Ramos. O branco é elaborado com as uvas Arinto, Antão Vaz e Viognier. Apresenta aroma cítrico com ligeiro mineral e boa estrutura com acidez marcada.

Já o tinto leva as clássicas portuguesas Alicante Bouschet, Aragonez, Trincadeira e Touriga Nacional. Aproximadamente 20% do vinho estagia em barrica de carvalho de segundo uso. Apresenta aromas intensos de frutas como amoras e cassis. Possui taninos suaves e bom equilíbrio entre fruta e acidez.

Tags: , , , , ,