Turismo e vinhos no Chile com Santa Carolina

 

Se o Chile está na programação de viagens durante o inverno, não deixe de fazer um tour pela Santa Carolina e se surpreender com a vinícola eleita a melhor do Novo Mundo pela respeitada publicação norte-americana Wine Enthusiast. A visitação, que estava suspensa desde 2010, quando um terremoto acarretou vários danos à vinícola, foi reaberta ano passado para a comemoração dos 140 anos e agora os visitantes podem conhecer um pouco sobre o legado de um dos principais produtores de vinhos do Chile.

Santa Carolina 2 bx
A construção histórica da vinícola Santa Carolina em Macul, Santiago.

Fundada em 1875 por Luis Pereyra Catapos, hoje propriedade da família Larraín, a Santa Carolina está localizada em Macul, Santiago, e o tour, de aproximadamente 45 minutos, inclui a casa colonial e a cave subterrânea, declarada Monumento Nacional em 1973, construída pelo arquiteto francês Emile Doyère, em 1877. Estão previstos também passeios pelos parques e jardins e a degustação de três vinhos da marca. A vinícola está muito bem preparada para receber os visitantes, com charmosas instalações que preservam a história sem esquecer as inovações tecnológicas.

Chile e Santa Carolina

O Chile é uma faixa longa de terra delimitada pelos Andes e pelo Pacífico, que atuam como barreiras naturais protegendo as videiras. O país apresenta rica diversidade de terroir e microclimas que favorecem o cultivo de inúmeras variedades de uvas. Apesar de a Carmenère ser a mais emblemática, a Cabernet Sauvignon é a mais cultivada.

A viticultura no país é secular, mas só nos anos 1970 é que se começou a prospectar nações importadoras. Desde então, a produção sofreu uma revolução de qualidade: antes os vinhos destacavam-se apenas por serem bem-feitos e de excelente custo X benefício; hoje os chilenos dominam o seu terroir e produzem vinhos da mais alta qualidade.

A Santa Carolina foi fundamental na elevação da qualidade do país ao elaborar rótulos de tipicidade única e elegância reconhecida pelos apreciadores mais exigentes.  Além de uma linha de entrada com produção consistente, elabora vinhos que refletem o terroir dos principais vales chilenos. Conheça algumas das linhas da Santa Carolina.

Santa Carolina Reserva

São vinhos que nascem dos melhores vales vitivinícolas do Chile, como Vale de Colchagua, Vale de Rapel e Vale de Leyda. Cada cepa, com seus aromas e sabores característicos, expressam o máximo da filosofia da Santa Carolina e buscam refletir o forte vínculo que existe entre a terra, o clima e a fruta. São vinhos elegantes e complexos. Disponíveis no Brasil as variedades Sauvignon Blanc, Carmenère, Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot e Pinot Noir.

SC Reserva Cabernet Sauvignon
Exemplar da linha Santa Carolina Reserva.

 

Santa Carolina Gran Reserva

Na adega subterrânea, localizada no coração de Santiago e declarada Monumento Nacional em 1973, descansam as barricas de carvalho francês dos vinhos que originam a linha Gran Reserva. O local tem as condições ideais para que cada cepa alcance a sua plenitude. Disponíveis no Brasil as variedades Carmenère, Syrah e Cabernet Sauvignon.

Santa Carolina Specialties

Linha composta por vinhos oriundos das regiões do Chile recém-descobertas, de vinhedos antigos e produtores pequenos onde as uvas estão em perfeito equilíbrio entre solo e clima. Disponíveis no Brasil, Specialties Carignan Dry Farming (Vale de Cauquenes) e Specialties Field Blend Cool Mountain (Vale de Curicó).

SC Specialties Field Blend Cool Mountain
Specialties Field Blend Cool Mountain (Vale de Curicó).

Reserva de Família

Há mais de 140 anos, Luis Pereira Catapos, fundador da vinícola Santa Carolina, decidiu que seus melhores vinhos seriam guardados em sua Reserva de Família. A tradição se mantém e essa é uma linha de vinhos Premium, de tipicidade clássica, concentrados, complexos e que buscam sempre a excelência e a qualidade. Disponíveis no Brasil: Cabernet Sauvignon (Vale de Maipo) e Carmenère (Vale de Rapel).

SC Reserva de Família Carmenère
Santa Carolina Reserva de Família Carmenère.

VSC

É um vinho único que reflete a filosofia e o estilo enológico da Santa Carolina. É um corte, que varia a cada safra, de personalidade potente e grande concentração. Cada colheita do VSC busca oferecer novas expressões das melhores cepas que crescem em solos graníticos do terroir da zona central do Chile, no Vale de Cachapoal.

Herencia

É o vinho ícone da Santa Carolina, um Carmenère que nasce dos melhores terroirs para essa cepa no Chile, a apelação Peumo (Vale de Cachapoal). Em cada uma de suas colheitas, Herencia transmite um conceito e estilo enológico que busca oferecer um Carmenère com personalidade, renovado e elegante, no qual a distinção e personalidade são suas características.

Tour Vinícola Santa Carolina, Chile

De segunda a sexta.

Horários: 10h, 11h30, 15h e 16h30.

Duração aproximada de 45 minutos.

O valor por pessoa é de $12.000 CLP (aproximadamente R$60).

O pagamento pode ser feito no dia da visita, em dólares, pesos chilenos ou cartão de crédito/débito.

A vinícola está localizada na Rua Til Til, 2.228, Macul, Santiago (próximo a estação do metrô Rodrigo de Araya, linha 5).

Reservas com Andrea Morris pelo e-mail tours@santacarolina.cl ou tetefone 56-22-4503137

Tags: , , , , , , , , , , ,