Vignobles Nony Borie

Bordeaux, na França, é certamente a região vinícola onde se produzem alguns dos melhores vinhos do mundo. Lá está localizada a Vignobles Nony Borie, que elabora vinhos irretocáveis.

Ambos os Chateaux da Nony Borie estão localizados na margem esquerda de Bordeaux, muito próximos a Saint Julien e a Pauillac, duas das comunas mais prestigiadas do Haut-Médoc, como a sub-região é chamada. Por sinal, é na Margem Esquerda que estão alguns dos melhores vinhedos do mundo, quatro dos cinco Premier Cru Classé.

O vinhedo do Château Caronne Ste Gemme é conhecido desde 1648. Em 1900 a propriedade foi adquirida por Emile e Eugène Borie e atualmente é administrada pela quarta geração da família. O nome vem de “carona”, em gaulês, que significa “fonte pequena”; já Gemme é uma abreviação de Saint Jaime ou James. O vinhedo está na área de St. Laurent Médoc e as variedades são Cabernet Sauvignon (60%), Merlot (35%) e Petit Verdot (5%). Os vinhos têm sutileza e personalidade, são elegantes e clássicos ao mesmo tempo em que potentes, encorpados e longevos.

O Labat está localizado na área de St. Laurent Haut-Médoc, na direção de St. Julien. As uvas são Cabernet Sauvignon (50%) e Merlot (50%). Os vinhos têm tradição e revelam frutas maduras com boa estrutura. É um rótulo bem equilibrado, expressivo e com personalidade, de longa guarda. A vinificação de ambos os vinhos segue o modelo dos Grand Crus e o envelhecimento de 12 meses se faz exclusivamente em barricas francesas.

O ecossistema dos Labat e Caronne foi identificado como um dos mais ricos da região do Médoc, comparado ao do Château Lafite, pela grande presença de espécies ameaçadas. Os vinhedos são verdadeiras “ilhas” de videiras que chegam a 24 metros de profundidade. Esta situação, aliada a outras condições benéficas, faz com que os vinhedos estejam protegidos dos desastres ambientais, incluindo da poluição do entorno. O arado tradicional, a ausência de herbicidas e a abordagem da agricultura integrada são alguns dos diferenciais da elaboração dos vinhos destes Chateaux.

Tags: , , , , , , , ,