Vinhos para o Inverno

vinho para inverno

Inverno combina com muitas coisas, como cachecol e toca de lã, pinhão na chapa do fogão à lenha, polenta cremosa, cobertor e filminho e, é claro, com vinho. O consumo de vinhos aumenta consideravelmente quando as temperaturas ficam mais baixas, os dias mais cinzas e as comidas mais substanciosas. Para brindar a nova estação selecionamos 8 rótulos de diferentes características e nacionalidades. Todos podem ser degustados sem acompanhamento, mas também vão muito bem à mesa.

Don Román tinto – Espanha

Este espanhol da Rioja, elaborado com a uva Tempranillo, possui aroma frutado, com delicadas notas de baunilha, é persistente e muito bem equilibrado. Perfeito para acompanhar uma pizza sabor Calabresa ou Pepperoni.

 

Corbelli Montepulciano d’Abruzzo – Itália

Tinto italiano leve que dispensa acompanhamento, mas que também escolta uma diversificada tábua de queijos. Aqui o nome da uva é Montepulciano e o nome da região é Abruzzo, que fica no centro da Itália.

vinhos para invermp

Carolina Reserva Merlot – Chile

Para acompanhar embutidos ou queijos tipo Gruyère, a sugestão é esse tinto chileno elaborado com a uva Merlot. Com aromas que lembram especiarias e noz moscada, é seco, de corpo médio e muito macio.

vinhos de inverno

Quinta do Cachão – Portugal

Tinto do Douro macio em boca e com final persistente, fruto dos 6 meses em que estagia em barrica de carvalho francês. Indicado para acompanhar pratos à base de carnes vermelhas com pouca gordura.

vinhos de inverno

Le Clos de Reynon – França

Vinho francês elaborado com a uva Merlot, na célebre região de Bordeaux. Sozinho é uma excelente dica: delicado, macio e equilibrado. Se quiser, combine com fondue de carne.

vinhos de inverno

Château Labat – França

Para os que gostam de vinhos mais encorpados, esse tinto de Bordeaux é uma ótima pedida. Releva toda a personalidade dessa região da França com muita elegância, devido ao envelhecimento de 12 meses em barrica de carvalho francês. Perfeito para carnes com molhos untuosos.

vinhos de inverno

Nederburg Winemasters Shiraz – África do Sul

Os aromas de especiarias e o toque de chocolate amargo deste vinho combinam à perfeição com pratos condimentados. Ele é encorpado, de excelente acidez, taninos finos e final intensos. Amadureceu durante 18 meses em barrica de carvalho francês e americano.

vinhos de inverno

Justino’s Madeira 3 anos – Portugal

Esse é o que chamam vinho da meditação, para ser degustado sem acompanhamento, uma tacinha em frente à lareira. É doce, mas perfeitamente equilibrado pela acidez pronunciada. Se quiser harmonizar, a indicação é chocolate preto ou sobremesas à base de café ou chocolate.

vinhos de inverno

Tags: , , , ,