O Azeite de Oliva e a Páscoa

bacalhau e pascoa

Bacalhau é um verdadeiro clássico da culinária na época da Páscoa e para acompanhá-lo não há nada melhor do que um azeite de oliva extravirgem de qualidade. Pensando em ajudar nessa deliciosa escolha, o gerente da importadora Porto a Porto, Flávio Bin, sugere algumas harmonizações para os pratos mais tradicionais com esta iguaria.

“Além de esbanjar benefícios, o azeite de oliva extravirgem incrementa as receitas com aromas e sabores espetaculares. Assim como acontece com os vinhos, deve-se levar em consideração as características de cada azeite para acertar na harmonização. Alguns são mais frutados e outros mais herbáceos; alguns têm mais picância que outros, por exemplo. Além disso, o consumidor deve ficar atento à acidez, pois para ser extravirgem deve ter acidez menor que 0,8%”, ensina Flávio.

Aqui algumas dicas de harmonização.

 Para uma receita mais leve, como um Bacalhau à Gomes de Sá, Bacalhau com Salada ou Brandade de Bacalhau, a indicação de acompanhamento é o Azeite de Oliva Extravirgem Paganini, frutado, suave em boca e com excelente fluidez. Ele é elaborado com as azeitonas Frantoio, Coratina, Nocellara e Leccino de primeira prensagem e a acidez é menor que 0,5%.

azeite extravirgem paganini

Para pratos mais encorpados, como Bacalhau Assado ou na Brasa, sugerimos o Azeite Grezzo Naturale Paganini, que apresenta sabor mais acentuado e agradável picância. Elaborado com técnicas que remetem a processos de produção antigos, também é fruto da primeira prensagem das melhores azeitonas. Possui tonalidade verde oliva intensa com aspecto turvo (em função de não ser filtrado). A acidez é menor que 0,5%.

azeite grezzo naturale

Para a receita Bacalhau à Moda Portuguesa (com batatas, ovos cozidos, azeitonas e brócolis) indicamos o extraordinário azeite português Oliveira Ramos Premium, produzido em Estremoz, no Alentejo, a partir de azeitonas da variedade Galega, Cobrançosas e Picual. Entre os aromas estão o frutado intenso de azeitonas verdes, notas de maçã, frutos secos e folhas de oliveira. Em boca possui frescor e equilíbrio exato entre as sensações de amargo e picante e excelente persistência.

azeite oliveira ramos

O azeite de oliva extravirgem Marqués de Tomares, elaborado na Espanha, é uma preciosidade de produção extremamente limitada que traz o selo “Pagos de Roja”, indicação de alta qualidade. Ele é elaborado com azeitonas Arbequina e apresenta acidez menor que 0,12%. A embalagem de madeira dá um toque de requinte a este excepcional azeite espanhol. Perfeito para a finalização de qualquer receita.

azeite marques de tomares

Curiosidades:

Ninguém sabe ao certo onde as oliveiras se originaram, mas é fato que elas existem há milhares de anos, assim como as videiras que dão as uvas. Segundo evidências arqueológicas, há confirmação de cultivo de videiras desde 6.000 antes de Cristo, na região do Mediterrâneo, reforçando a ideia de que azeite e vinho são algumas das delícias conhecidas pela humanidade desde os primórdios. O azeite de oliva já foi utilizado para acender lamparinas, como antisséptico, para finalidades religiosas e, é claro, na culinária. Assim como o vinho, destaca-se na dieta daqueles que almejam qualidade de vida através da alimentação, já que uma longa lista de benefícios ao corpo é associada ao seu consumo, como a diminuição do mau colesterol, a proteção do sistema cardiovascular, a prevenção de Acidente Vascular Cerebral (AVC), a redução da pressão arterial e a diminuição do nível de triglicerídeos no sangue.

Tags: , , , ,