Parmigiano Reggiano e Grana Padano

Parmigiano Reggiano e Grana Padano

Semelhanças e diferenças entre os dois queijos italianos mais admirados do mundo: Parmigiano Reggiano e Grana Padano.

Além de serem produzidos há séculos, conservam sabores e aromas inimitáveis que mesclam a paixão dos homens com a sabedoria da natureza. Junte-se a isso os conselhos reguladores europeus que garantem o selo de autenticidade DOP (Denominação de Origem Protegida) que, entre outras coisas, controla a alta qualidade dos produtos.

O Parmigiano Reggiano DOP só pode ser produzido em algumas províncias da Itália: Parma, Reggio Emilia, Modena e em partes da Bolonha e da Mantova. É elaborado há mais de nove séculos e as vacas que fornecem o leite só podem ser alimentadas com forragens (como são chamadas as plantas) frescas ou feno. Outra particularidade é que o leite é parcialmente desnatado e o tempo mínimo de maturação é de 12 meses.

Neste link para o órgão regulamentador (em italiano) é possível assistir um vídeo com o passo a passo da produção.

O Grana Padano DOP é bastante semelhante ao Parmigiano Reggiano: ambos são duros, maturados, granulados e se quebram com facilidade, porém o Parmigiano é levemente mais salgado. O Grana Padano pode ser produzido em uma área mais ampla do país europeu que inclui as regiões do Piemonte, Lombardia, Emília-Romagna, Vêneto e Trentino Alto-Adige. É reconhecido também pelo paladar delicado, com um delicioso toque de acidez. Entre as peculiaridades de produção, o fato de as vacas poderem comer forragem guardada em silos, o leite utilizado ser integral e a maturação mínima ser de 9 meses.

O que marca a diferença entre eles é o terroir, mesma expressão utilizada no mundo dos vinhos, já que a raça dos animais é distinta, assim como as regiões, os pastos e a mão do homem que elabora estes prestigiados queijos.

Aqui neste link você conhece os detalhes do processo de produção do Grana Padano.

Tags: , , , , ,