Dia do Malbec

dia do malbec

No dia 17 de abril o mundo comemora o Dia do Malbec, o vinho da uva emblemática da Argentina.

E graças a este país, a Malbec é uma estrela. Mas as origens dessa uva tinta que se deu muito bem em terras portenhas é europeia. Em Cahors, a pouco mais de 100 quilômetros da cidade de Toulouse, sudoeste da França, desde os tempos do Império Romano eram feitos vinhos tintos chamados “de Cahors” com a casta Cot. No século XVIII essa mesma uva foi levada para a região francesa de Bordeaux, onde era cultivada para dar corpo e cor aos tintos mais delicados feitos por ali. Já naquela época ela recebia nomes como Malbeck (em Pauillac) e Pressac ou Noir de Pressac (em Saint-Émilion), ou ainda Auxerrois.

dia do malbec

Depois do estrago que a filoxera (uma praga que ataca os pés das videiras) fez na Europa, em meados do século XIX, sobrou muito pouca Cot para contar a história na França. Alguns anos antes disso acontecer, o agrônomo francês Michel Aimé Pouget tinha levado para a Argentina algumas mudas de videiras, pois havia sido contratado para impulsionar a Quinta Agronômica de Mendoza. A ideia era aumentar a variedade de cepas para elevar a qualidade da indústria vinícola argentina pelas mãos dos imigrantes italianos e franceses. A Malbec estava entre as apostas futuras. Logo a casta mostrou todo potencial nos diferentes terroirs argentinos e começou a produzir vinhos melhores que em seu país de origem. Atualmente a Argentina é o principal produtor de Malbec do mundo, seguida por França, Itália e Espanha.

O mundo celebra a Malbec

O dia 17 de abril de 1853 marca a apresentação de um projeto para a fundação da Quinta Normal e uma Escola de Agricultura na Argentina, com o objetivo de desenvolver a indústria vinícola do país. Poucos anos mais tarde, o projeto foi aprovado e o país começou a despontar como grande produtor de vinhos, em especial da uva Malbec, utilizada como protagonista dos vinhos. Pela importância histórica da data, a instituição Wines of Argentina (WofA) escolheu o dia 17 de abril para as comemorações do Dia do Malbec.

dia do malbec

Os encantos do Malbec argentino

A Malbec é a variedade que dá os melhores resultados na Argentina principalmente pela constante qualidade de suas safras, de Salta ao sul da Patagônia. Luján de Cuyo, uma sub-região de Mendoza, é uma região de grande destaque. Em relação ao estilo, os malbecs argentinos são geralmente de um vermelho violáceo muito intenso e possuem aromas que lembram frutas vermelhas e pretas bem desenvolvidas, passando pelas notas florais até chegar aos clássicos aromas de especiarias. Outra característica marcante é a qualidade dos taninos: suaves e macios.

dia do malbec

Tags: , , , , , ,