La Crema e Edmeades: novidades da Califórnia

Vinhos elegantes são a marca da vinícola californiana La Crema.
Vinhos elegantes são a marca da vinícola californiana La Crema.

Desde o Julgamento de Paris, quando os vinhos californianos superaram os franceses em uma degustação às cegas, em 1976, a Califórnia é reconhecida pela excelência de sua produção vinícola, sendo responsável por 90% dos vinhos dos Estados Unidos. É na costa da Califórnia que estão as badaladas regiões de Sonoma, Mendocino e Napa, por exemplo, que produzem vinhos de altíssima qualidade. É também nessa região que está o grupo Jackson Family, que lança as linhas La Crema e Edmeades no Brasil esse mês, trazidas pelas importadoras Porto e Porto e Casa Flora.

A La Crema é uma vinícola comercial que produz com cuidado artesanal. Fundada em 1979, foi adquirida pelo grupo em 1992 e trabalha exclusivamente com as uvas Pinot Noir e Chardonnay – as típicas da Borgonha, na França. Reconhecida pelo estilo sofisticado, seus vinhos equilibram elegância e grande complexidade aromática. A La Crema produz em três regiões da Costa da Califórnia: Sonoma Coast, Monterey e Russian River Valley. Entre os rótulos lançados aqui, o premiado La Crema Russian River Valley 2012, que recebeu 92 pontos do crítico Robert Parker.

A névoa que toma conta da Costa da Califórnia é um dos fatores que aumentam ainda mais a qualidade dos vinhos La Crema.
A névoa que toma conta da Costa da Califórnia é um dos fatores que aumentam ainda mais a qualidade dos vinhos La Crema.

 

Já a Edmeades tem seus vinhedos em Mendocino, em Anderson Valley, e é famosa pela produção limitada e artesanal do vinho Zinfandel (essa uva é chamada de Primitivo na Itália). A vinícola evita o uso de dióxido de enxofre, utiliza apenas leveduras nativas para a fermentação em pequenos tanques abertos, realiza remontagem manual e engarrafa os vinhos sem nenhum processo de filtração para demonstrar o autêntico sabor da Califórnia – técnicas de produção de vinhos orgânicos. O rótulo Perli Zinfandel 2012 recebeu 92 pontos da publicação Wine&Spirits.

A Edmeades é uma vinícola butique que produz artesanalmente com a uva Zinfandel.
A Edmeades é uma vinícola butique que produz artesanalmente com a uva Zinfandel.

Conheça os rótulos que acaba de chegar nas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

La Crema

  • La Crema Monterey Chardonnay 2012
  • La Crema Russian River Chardonnay 2012 (Robert Parker 92 pontos)
  • La Crema Monterey Pinot Noir 2012
  • La Crema Sonoma Coast Pinot Noir 2012
  • La Crema Russian River Pinot Noir 2012 (International Wine Cellar 91 pontos)

lacrema_l2_4

Edmeades

  • Perli Zinfandel 2012 (Wine Spirits 92 pontos)
  • Piffero Zinfandel 2010
  • Mendocino County Zinfandel 2012

group

 

Sobre a Jackson Family

A Jackson Family foi fundada por Jess Jackson em 1982. Jackson era um advogado de terras que durante muitos anos recebeu o pagamento dos processos que defendia (geralmente pessoas que não queriam ter suas terras desapropriadas pelo governo) em terrenos na costa da Califórnia. Quando se deu conta, era o proprietário de inúmeras plantações de uva. Então começou a vendê-las para os vinicultores locais; quando não foi mais possível vende-las, passou a produzir vinhos. Atualmente o grupo Jackson Family é formado por 36 vinícolas independentes que trabalham com a filosofia “vinhos comerciais produzidos de forma artesanal”. Ao todo elas produzem 850 rótulos, sendo que, 400 rótulos já receberam 90 pontos ou mais de publicações como Wine Advocate (Robert Parker), Wine Spectator, Wine Spirits, Decanter, entre outras.

Tags: , , , ,