Lançamento: Brunello di Montalcino Paesaggio Inatteso 2012

Chegou ao Brasil o vinho Brunello di Montalcino Paesaggio Inatteso 2012, elaborado na Cantina Camigliano, na Toscana, Itália, com a uva Sangiovese Grosso (Brunello). Vinho intenso, encorpado, porém com taninos finos, maduros e sedosos, ganhou excelentes notas das principais publicações especializadas do mundo (93 pontos na Wine Advocate do Robert Parker; 93 pontos na Wine Spectator; e 93 pontos do crítico James Suckling).

A fermentação acontece em aço inox e posteriormente o vinho estagia por 30 meses em barris de carvalho esloveno de 570 litros. Antes da comercialização, ainda descansa 12 meses na garrafa. Entre seus aromas, frutas vermelhas e escuras, notas de tabaco e chocolate amargo. A harmonização ideal pede carnes vermelhas, cogumelos ou trufas, mas também vai muito bem com queijos curados como parmesão ou pecorino. A graduação alcoólica é de 14%.

O Brunello di Montalcino Paesaggio Inatteso 2012 comemora o 60º aniversário da propriedade. A Camigliano nasceu em 1957 quando Walter Ghezzi, empresário de Milão, decidiu embarcar em seu sonho de fazer vinhos. Hoje conta com 60 hectares de Sangiovese.

Aqui a análise publicada na Wine Spectator: “Este é um novo vinho de entrada da histórica fazenda Camigliano. O Brunello di Montalcino Paesaggio Inatteso 2012 oferece um estilo robusto e uma intensidade aromática impactante. Sinto como se Paesaggio Inatteso (“paisagem surpreendente”, em italiano) tivesse sido criado para oferecer aos consumidores um vinho mais acessível que possa ser consumido em curto prazo no seu restaurante favorito. Foram produzidas apenas 6.600 garrafas. ” A sugestão de consumo é entre 2017-2027.

Cantina Camigliano

A história milenar e origem remota da vinícola se confundem com a história do Castelo Camigliano, na Toscana, Itália. A notícia mais antiga que temos são os versos escritos por um abade, em pergaminho, em novembro de 948. A cantina atual, construída nos anos 1980, é um complexo moderno para a completa operação de vinificação, dotado com o que existe de mais avançado na tecnologia do vinho. Os clássicos vinhos da região, Rosso e Brunello di Montalcino, são destaques e a Camigliano é uma das responsáveis pela recuperação da tradição do Chianti.

Tags: , , , , , , , , , , ,