Lançamento: Gramona La Cuvée 2012

A linha de espumantes da Gramona, vinícola conhecida internacionalmente pela tradição e excelência, ganhou mais um integrante com o lançamento, no Brasil, do Cava Gramona La Cuvée 2012. Elaborado no Penedès, na Catalunha (Espanha), região de clima privilegiado para a produção de espumantes, este cava é uma combinação das uvas Xarel-lo (70%) e Macabeo (30%) colhidas manualmente de vinhedos orgânicos – o vinho se orgulha do certificado de produção orgânica. Antes de ser comercializado, estagia 36 meses em contato com as borras, processo que confere aromas e sabores ainda mais complexos à bebida.

A Gramona é responsável por cada passo da elaboração de seus vinhos, da colheita até a garrafa, e nos últimos anos têm incorporado aspectos da viticultura orgânica e biodinâmica através de práticas como, por exemplo, a não aplicação de herbicidas químicos nos vinhedos (eles utilizam infusões naturais para evitar pragas). A vinícola utiliza recursos naturais para manter o objetivo principal que é conservar o equilíbrio do meio ambiente. Além disso, grande parte do processo de elaboração das bebidas é artesanal.

O Gramona La Cuvée 2012 apresenta boa intensidade de aromas de frutas como pêssego, pera e maçã, com toques cítricos de casca de limão. Em boca é seco, de corpo médio, refrescante, com excelente acidez e notas amanteigadas. Gastronômico e versátil, pode ser servido como aperitivo e acompanhar o restante da refeição. A graduação alcoólica é de 12%. Deve ser servido entre 8 e 10 ° C.

Sobre a Gramona

A Gramona é uma bodega familiar situada na região de Barcelona desde 1881. A vinícola fica aos pés da cordilheira de Montserrat, à beira do Mediterrâneo e no coração de Penedès, a região mais célebre para a produção de cavas. Há cinco gerações mantém a filosofia de preservar a tradição dos vinhos da região, buscar a maior expressão do terroir e manter a máxima qualidade dos produtos.

Para o espumante ser chamado de Cava deve obedecer a algumas regras como ser elaborado a partir do método clássico (o mesmo utilizado em Champanhe); amadurecer em contato com as borras por, no mínimo, 9 meses; ser produzido em Penedès; e também ser feito das uvas Parrelada, Xare-lo e Macabeo, apesar da Chardonnay e da Pinot Noir também serem aceitas atualmente.

 

Tags: , , , , , , , ,