Lançamento: vinhos italianos Corbelli

primitivo corbelli

A Itália é um grande vinhedo e os italianos se orgulham de suas diversas regiões, com centenas de uvas nativas, responsáveis por rótulos de grande personalidade. Uma das principais vinícolas do País é a Castellani, fundada em 1903, responsável pela linha de vinhos Corbelli, trazida agora ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

A Castellani possui mais de 300 hectares de vinhedos na Toscana e controla diretamente 1.000 hectares nas melhores áreas vinícolas do centro-sul da Itália. A vinícola possui uma adega próxima a cada vinhedo para que as uvas sejam prensadas o mais rápido possível, garantindo assim a qualidade dos produtos elaborados para serem consumidos jovens.

corbelli itália

Desde 2003, os vinhedos têm certificado biológico ou orgânico (os que ainda não possuem estão em fase de transição). Isso significa que o solo saudável e biologicamente ativo, há utilização de formas alternativas aos herbicidas e uso de fertilizantes naturais. A Castellani exporta para mais de 45 países no mundo e estreia no Brasil com cinco vinhos varietais. Confira os rótulos abaixo.

corbelli pinot grigio itália

Corbelli Pinot Grigio Terre Siciliane IGT

Vinho branco elaborado na Sicília, ilha ao Sul, com a uva Pinot Grigio (chamada Pinot Gris, na França). Esta uva, que é parente da Pinot Bianco e da Pinot Noir possui casca cinza, origina vinhos muito interessantes, refrescantes e com acidez picante. O estilo italiano é mais seco e condimentado que o francês. Neste vinho, a vinificação inclui contato com a casca de parte do vinho para maior extrato e corpo. Frutas como maçã e pera, com toque de frutas cítricas e floral, estão entre os aromasw. Ideal para acompanhar carnes brancas, aperitivos com peixes e risoto de alcachofra. A graduação alcoólica é de 12%. IGT significa Indicação Geográfica Típica.

sangiovese corbelli itália

Corbelli Sangiovese Puglia IGT

Vinho tinto elaborado na Puglia, o salto da bota, com a uva Sangiovese. As uvas são colhidas quando estão completamente maduras, manualmente, e a fermentação malolática ocorre em aço inox. Não passa por barrica. Apresenta aromas frutados, que lembram cerejas e morangos, com notas de especiarias. Em boca é equilibrado e levemente tânico. Ideal para acompanhar massas e pizzas.A graduação alcoólica é de 12,5%. IGT significa Indicação Geográfica Típica.

Curiosidade: em 2004 descobriu-se, através de um teste de DNA, que a Sangiovese é um cruzamento entre as uvas Ciliegiolo e Calabrese Montenuovo. A primeira tem longa história na Toscana, porém a segunda originou-se no Sul da Itália. isso significa que, basicamente, apesar de a Sangiovese ser considerada toscana, originou-se nestas duas regiões.

 montepulciano corbelli italia

Corbelli Montepulciano d’Abruzzo DOC

Vinho tinto elaborado com a uva Montepulciano na região de Abruzzo, centro da Itália, em terrenos montanhosos com inclinações em direção ao mar. As uvas são colhidas completamente maduras, a fermentação ocorre em inox em temperatura controlada e há longo contato com a casca para melhor extração de aromas e sabores. Fruta vermelha madura, aromas florais de violeta e rosa e notas de especiarias podem ser sentidos pelo olfato. Em boca é um vinho robusto e com aromas que lembram alcatrão. Ideal para acompanhar carnes vermelhas grelhadas, massa à bolonhesa ou queijos maturados, como Gruyère, Estepe, Provolone e Parmesão. A graduação alcoólica é de 12%. DOC significa Denominação de Origem Controlada.

nero davola corbelli itália

Corbelli Sicilia DOC Nero d’Avola

Vinho tinto elaborado na Sicília, ilha ao Sul da Itália, com a uva Nero d’Avola, a principal variedade da região. Não passa por barrica. Escuro e denso, apresenta aromas de frutas vermelhas e cereja preta. Em boca é muito concentrado, poderoso e quente. Harmoniza com massa com molho picante e carnes vermelhas grelhadas. A graduação alcoólica é de 13%. DOC significa Denominação de Origem Controlada.

primitivo corbelli

Corbelli Primitivo Puglia IGT

Vinho tinto elaborado na Puglia, o salto da bota, com a uva Primitivo, nativa da região. As uvas são colhidas quando plenamente maduras, à mão, e ficam em contato com a casca para maior extração de sabores. Não passa por barrica, porém permanece algum tempo em garrafa na adega antes da comercialização. Apresenta aromas de frutados com notas de alcaçuz e em boca é encorpado, quente e com taninos firmes. Combina com comidas picantes, como pratos tailandeses. A graduação alcoólica é de 13%. IGT significa Indicação Geográfica Típica.

 

Tags: , , , , , , , , , , , , ,