Nossa Calcário branco entre os melhores vinhos portugueses

nossa calcário branco entre os melhores vinhos portugueses

Recentemente o vinho Nossa Calcário branco 2015 foi escolhido pela crítica Sarah Ahmed, da The Wine Detective, para a seleção dos 10 vinhos portugueses que mais lhe impressionaram.

O vinho Nossa Calcário branco é elaborado com a uva Bical de um único vinhedo localizado em Óis do Bairro, aldeia reconhecida desde o século XIX pela elevada capacidade de elaborar maravilhosos vinhos brancos, na região da Bairrada, em Portugal. Assinado por Filipa Pato e seu marido, o sommelier William Wouters, o rótulo traz o conceito de vinhos autênticos, com o mínimo de intervenção e que deixem expressar o terroir. Produzido a partir de vinhas velhas, com média de 40 anos, passa por fermentação em barrica de carvalho francês de 500 litros.

Na degustação apresenta aromas minerais com notas defumadas, devido ao solo calcário da região. Também toques de pera (típico da Bical), amêndoas e avelãs. Em boca é refinado, cremoso e muito mineral. Com excelente acidez, deve ser consumido fresco, porém não demasiadamente gelado. Acompanha peixes nobres (como robalo e linguado) preparados de maneira simples, no vapor ou grelhados. Queijos cremosos como Brie, Camembert e Serra da Estrela também ficam excelentes.

Pontuações:

Nossa Calcário Branco 2015, 93 pontos de Robert Parker.

Nossa Calcário Branco 2014, 91 pontos de Robert Parker.

Tags: , , , , , , , , , , ,