Os vinhos da Domaine Denis Dubourdieu

Domaine Denis Dubourdieu

O francês Denis Dubourdieu, falecido precocemente em 2016, foi um dos nomes mais famosos da enologia dos últimos tempos. Além de importante viticultor, professor, pesquisador e doutor da Universidade de Bordeaux, foi consultor enológico de mais de 40 vinícolas europeias, entre elas as que produzem os famosos Cheval Blanc e Château de Yquem.

Ao lado da esposa Florence, e dos filhos Fabrice e Jean-Jacques, Dubourdieu comandou cinco propriedades: o Château Doisy-Daëne, um cru classé na região de Sauternes/Barsac, herança de seu pai; o Château Cantegril, um Cru Bourgeois em Barsac, de seu avô materno; o Château Reynon, que era do pai de sua esposa; o Clos Floridene, que reúne os melhores solos para vinicultura na região de Graves (o nome é uma junção das iniciais do casal); e o Château Haura, arrendado em 2002.

Domaine Denis Dubourdieu

Dubourdieu colocou em prática seus conhecimentos ao elaborar vinhos com personalidade inimitável, com grande intensidade e pureza aromática. Passado mais de um ano da sua morte, a Revista Vinícola entrevistou Jean-Jacques Dubourdieu, que atualmente comanda os negócios juntamente com seu irmão, para conversar sobre como segue a administração da Domaine. Os vinhos são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

Jean Jacques Dubourdieu

Raio X – Denis Dubourdieu

– Nasceu em 1949, em Talence (Gironde);

– Um dos principais nomes da geração de enólogos das últimas décadas;

– Nasceu “no” Château Doisy-Däene e passou a infância no Château Cantegril, que pertencia à família de sua mãe;

– Cursou engenharia agrônoma e especializou-se em enologia e viticultura;

– É respeitado mundialmente pelos estudos sobre os aromas e as leveduras dos vinhos, principalmente dos brancos. Certa vez, disse: “me fascinava o fato de que o aroma de um vinho, que nos permite reconhecer a variedade, não existe no gosto da uva”.

– “Papa do vinho branco”: um dos melhores especialistas no processo de vinificação e envelhecimento dos vinhos brancos. Começou estudando a Sauvignon Blanc.

– Um dos autores do Tratado de Enologia.

– Publicou mais de 200 importantes artigos;

– Foi eleito Homem do Ano 2016 da revista inglesa Decanter, o Oscar do mundo do vinho.

Tags: , , , , , , , , ,