Projeto DUORUM: respeito ao meio ambiente

O projeto DUORUM Vinhos S.A. recebeu recentemente o prestigiado prêmio Anders Wall, atribuído ao melhor projeto europeu de gestão da biodiversidade e paisagem em espaço rural e que leva em consideração a preservação da paisagem, a promoção da biodiversidade e a preocupação com a comunidade rural. Há 13 anos esse prêmio é promovido por diversas entidades reconhecidas mundialmente.

Entre as medidas ambientais que tornaram essa premiação possível estão: proteção de escarpa (declive do terreno) utilizada por aves; manutenção de habitats tradicionais, incluindo olivais, e criação de locais de alimentação da fauna; conservação da vegetação natural nas vinhas e em outras áreas que não sofreram intervenção; utilização de espécies nativas para valorização da paisagem das propriedades; e uso da matéria-prima da região (xisto) em novas edificações, além da recuperação dos muros de pedra.

O projeto DUORUM surgiu em 2007 a partir da vontade de dois reconhecidos enólogos, João Portugal Ramos e José Maria Soares Franco, de desenvolver uma parceria vinícola exclusivamente dedicada ao Douro, que se materializa em reconhecidas marcas como Tons de DUORUM, DUORUM Colheita, DUORUM Reserva, DUORUM O. LEUCURA e DUORUM Porto Vintage. Desde o início seguiu-se a filosofia de respeito à paisagem ancestral da Região Demarcada do Douro, considerada Patrimônio Mundial.

Aqui algumas imagens:

foto_2

 

foto_1

 

foto_3

foto_6

 

foto_5

 

foto_4

 

foto_8

 

foto_9

 

Tags: , , , ,