Senhor do Vinho

O mundo dos vinhos não tem um Oscar como o cinema, um Nobel como a literatura, a matemática e as ciências, entre outras áreas, ou um Pritzker como a arquitetura, por exemplo, mas algumas publicações reconhecidas pela seriedade tentam suprir essa falha e, todos os anos, elegem os profissionais que mais se destacam em suas áreas, seja regional ou internacionalmente. Na 20ª edição do Prêmio “Os Melhores do Ano”, promovido pela publicação portuguesa  Revista do Vinho, o enólogo João Portugal Ramos recebeu o prêmio máximo, Senhor do Vinho.

A distinção é atribuída a um produtor ou enólogo de destaque no panorama vitivinícola português e a escolha de 2016 se deu pela sua relevância para a evolução do setor em Portugal. A publicação afirmou que o enólogo “moldou toda uma nova realidade da viticultura portuguesa (…) e trinta anos depois, continua a sua aventura”.

João Portugal Ramos iniciou a atividade de enólogo em 1980, no Alentejo, como consultor. Logo começou a prestar consultoria para várias adegas da região e, no final daquela década, plantou sua primeira vinha em Estremoz. Desde então, nunca mais parou. Do Alentejo foi para o Tejo, para o Douro e a seguir para a região dos Vinhos Verdes.

O enólogo defende que raramente um bom vinho é fruto do acaso. “A experiência que adquiri ao longo do tempo leva-me a acreditar que um vinho reflete a natureza da terra que o viu nascer e é a expressão de quem o produz”, resume.

O vinho Estremus 2012 recebeu o Prêmio Excelência 2016. Outros rótulos assinados por João Portugal Ramos receberam o Prêmio Boa Compra pela excelente relação entre qualidade e preço. São eles: Loios branco 2015, Loureiro 2015, Alvarinho DOC 2015, Marquês de Borba branco 2015, Vila Santa Reserva branco 2015, Marquês de Borba tinto 2015, Vila Santa Reserva tinto 2013 e Vila Santa Syrah 2013. Todos os vinhos de João Portugal Ramos são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

 

Tags: , , , , , , , , ,