7 vezes Portugal

Chegaram ao Brasil sete vinhos portugueses que receberam excelentes pontuações do crítico Robert Parker. Confira!

 

Quinta do Valdoeiro Reserva 2013 – 91 pontos no Robert Parker

Vinho tinto DOC Bairrada elaborado com as uvas Baga, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon, pela Caves Messias. Estagia durante 24 meses em barrica de carvalho francês. Este vinho é elaborado apenas nos anos em que a variedade Baga atinge a sua expressão plena de identidade. Apresenta aromas complexos de frutos do bosque, lembrando mirtilos, com notas minerais. Em boca possui ótima estrutura, taninos sedosos e acidez refrescante. Possui grande potencial de guarda.

Messias Clássico Garrafeira tinto 2013 – 92 pontos no Robert Parker

Vinho tinto elaborado na Bairrada com a uva Baga, pela Caves Messias. As videiras têm, em média, 30 anos. O processo de vinificação inclui pisa a pé durante 6 dias e a fermentação alcoólica é finalizada em barrica de carvalho francês. Posteriormente o vinho estagia durante dois anos em barrica francesa (sendo apenas metade nova) e fica mais um ano em adega para estabilização. Vinho de grande personalidade, apresenta aromas a balsâmico e resina, com notas salinas e iodadas. Possui excelente estrutura e grande potencial de envelhecimento. O vinho leva o “Clássico” no nome porque é elaborado com a uva autóctone da região.

Vinha de Santa Bárbara tinto 2013 – 91 pontos no Robert Parker

Vinho elaborado no Douro com as uvas Touriga Nacional e Touriga Franca pela Caves Messias. O processo de vinificação inclui maceração prolongada, para maior complexidade de aromas e sabores. O vinho estagia em barricas de carvalho francês durante 24 meses (sendo 50% novas). Entre seus aromas percebe-se algo entre alcatrão e minerais. Em boca apresenta taninos em abundância, porém finos, e longa duração. A produção é apenas de 5.000 garrafas e esta é a segunda safra deste rótulo.

Aliás branco 2015 – 91 pontos no Robert Parker

Vinho elaborado a partir de videiras centenárias da casta Bical, na Bairrada, de maneira artesanal e com produção limitada (apenas 2.000 garrafas), pelo produtor V Puro (enólogos Nuno de Ó e João Soares). A colheita manual foi realizada quando o teor de açúcar das uvas ainda estava baixo com o intuito de conservar a excelente acidez natural que dá longevidade ao vinho. A fermentação, com leveduras naturais, ocorre em barrica francesa usada e, posteriormente, o vinho estagia por 12 meses na mesma barrica. Na degustação apresenta profunda mineralidade com notas cítricas e florais que se traduzem em frescura e elegância.

Aliás tinto 2015 – 93 pontos no Robert Parker

Vinho produzido a partir de videiras centenárias da uva Baga provenientes do terroir Vale de Cadoiços, na Bairrada, pelo produtor V Puro (enólogos Nuno de Ó e João Soares). A fermentação acontece em lagar, com 10% do engaço, e é finalizada em barrica de carvalho francês. O vinho estagia por 12 meses em barrica francesa usada. Na degustação, destaque para as notas de cereja e herbáceas. Em boca apresenta grande frescura, taninos presentes, porém sedosos, notas de frutas, florais e de especiarias e final longo. A produção é de apenas 2.000 garrafas.

Doravante tinto 2015 – 90 pontos no Robert Parker

Este vinho nasceu de um vinhedo misto de Baga (50%) e Touriga Nacional (50%). Ambas as uvas foram colhidas no mesmo dia e fermentaram juntas em carvalho francês, onde posteriormente o vinho estagiou por 12 meses. Vinho elegante e de frutas delicadas, revela notas de cerejas, bergamota, pimenta e ervas aromáticas. Em boca apresenta excelente frescura, taninos finos e duradouros e final longo. Elaborado pelo produtor V Puro (enólogos Nuno de Ó e João Soares). A produção é de 3.500 garrafas.

Druida tinto 2015 – 92 pontos no Robert Parker

Vinho do Dão elaborado com as uvas Touriga Nacional e Jaen (chamada na Espanha de Mencía), e pequenas quantidades de Tinta Pinheira e Alfrocheiro. As videiras têm, em média, 40 anos. Depois da fermentação em lagar com pisa a pé, o vinho envelhece durante 18 meses em carvalho francês, sendo 30% novo. Suave e equilibrado, apresenta aromas de cereja com sugestão a caramelo. Em boca possui boa fruta e estrutura sedosa. Vinho elaborado pelo produtor C2O (do enólogo Nuno de Ó) e de produção extremamente limitada (2.500 garrafas).

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,