Azeite de Oliva com qualidade garantida

Muito se fala sobre os benefícios que os azeites de oliva trazem à saúde, como redução do mau colesterol, auxílio no combate à osteoporose, os efeitos da ação antioxidante, além das inúmeras vitaminas que só fazem bem ao organismo. Essa série de benefícios está relacionada ao processo extrativo, a acidez, ao sabor e ao aroma. Basicamente o extra virgem é superior aos demais porque não passa por nenhum processo de refinamento químico e é prensado a frio, o que preserva seus componentes benéficos. Também não apresenta nenhum defeito em relação a sabor e aromas e possui acidez máxima de 0,8%. Teoricamente é fácil identificar e diferenciar um tipo de outro, mas, infelizmente, alguns fabricantes não são totalmente honestos ao informar as características de seus produtos.

Para que o consumidor conheça realmente o produto que está levando para casa pode-se contar com a Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira – a OLIVA. Desde 2001, o objetivo dessa associação é valorizar os produtos autênticos e evitar que o consumidor seja vítima de fraudes. Para isso, a OLIVA realiza testes no laboratório especializado em análises de azeite de oliva da Faculdade de Engenheira de Alimentos da Unicamp – Departamento de Óleos e Gorduras. A credibilidade e a seriedade deste laboratório vão de encontro ao posicionamento ético praticado por toda a equipe da associação.

azeitona_preta
A OLIVA é uma associação brasileira que valoriza os produtos autênticos.

Periodicamente são coletadas amostras das diversas marcas do mercado brasileiro. Compradas no varejo, sempre em conjunto por no mínimo dois diretores da Associação, em uma quantidade de cinco amostras de cada produtor, elas são lacradas, identificadas e relacionadas em um relatório assinado pelos diretores que executaram o processo. Em seguida, duas amostras são enviadas para laboratórios nacionais credenciados para análise: uma é enviada ao Conselho Oleícola Internacional (COI) para análise em laboratórios internacionais credenciados e as duas restantes ficam como contraprova em poder da Associação.

A função da análise solicitada pela OLIVA é checar se o produto é azeite de oliva. Além de colaborar com o Poder Público no combate a fraude em falsificação no Brasil, a OLIVA une empresas e entidades ligadas a produção do produto, implementa programas de qualidade e preserva a imagem junto aos consumidores.

Fique atento: nesse link você pode conferir algumas marcas analisadas nas quais foram encontradas irregularidades: http://www.oliva.org.br/controle-de-qualidade

oliva
Fique atento na hora de escolher o produto que levará para casa.

Tags: , , , ,