Dia do Macarrão

dia do macarrão

No dia 25 de outubro comemora-se o Dia do Macarrão e, para celebrar, nada melhor do que a autêntica massa italiana Paganini, marca trazida ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora. São mais de 30 cortes produzidos no sudeste da Itália, na região da Puglia, e elaborados com sêmola 100% grano duro, que reproduz a textura al dente. Além de reduzir o tempo de cocção e produzir uma massa mais elástica, que não se rompe durante o cozimento, o grano duro também agrega alto valor nutritivo. 

As sêmolas de grano duro possuem cor amarelo uniforme, com elevado conteúdo proteico e glúten de qualidade (tenaz e elástico). São obtidas a partir da parte central da espiga, a mais nobre. Outro diferencial da Paganini é o processo de secagem ao qual as massas são submetidas: ele é feito de forma extremamente delicada, em temperatura média, para que as características nutricionais e organolépticas não se alterem. Desta forma, a massa cozinhará perfeitamente dos lados externo e interno e estará deliciosa em sua mesa.

Entre os tipos de massas Paganini disponíveis no Brasil estão as tradicionais; com ovos, que traduzem o mais puro sabor de uma massa feita em casa; integrais, elaboradas a partir de uma criteriosa seleção de matérias-primas originárias da agricultura biológica; sem glúten, nos cortes Spaghetti e Fusilli; e Bambini, nos formatos bichinhos, letrinhas e temas espaciais.dia do macarrão

 

Aqui algumas dicas para um macarrão perfeito:

  • Para ter uma massa soltinha cozinhe com um grande volume de água: para 500 gramas de massa, 5 litros de água.
  • Não use óleo na água, pois isso deixa a massa lisa e fica mais difícil de absorver o molho.
  • Para ferver a massa deixe a água tão salgada quanto a do mar, assim ela ficará muito mais saborosa.
  • Preferencialmente, utilize sal grosso: para 5 litros de água, 1 colher de sopa de sal grosso.

 

Conheça as massas Paganini disponíveis no Brasil no site www.paganinigastronomia.com.br

Tags: , , , , , , , , , ,