Dica de vinho: Don Roman Tinto

Rioja, no norte da Espanha, soube manter-se na vanguarda da inovação vitivinícola com uma grande diversidade de vinhos com personalidade, o que fundamentou o seu êxito no mercado e colocou a região na elite das denominações de origem europeias. Hoje essa região é uma das com maior notoriedade nas zonas vinícolas mais prestigiadas do mundo. Ainda que pequena em extensão, a Rioja possui diferentes zonas climáticas em função de sua geografia acidentada.

É na prestigiada sub-região de Rioja Alta, especificamente em Fuenmayor, que está localizada a bodega familiar Marqués de Tomares, responsável pelo rótulo Don Roman tinto. A história dessa bodega familiar começa em 1910, quando Don Román Montaña começou a se dedicar à elaboração e amadurecimento dos vinhos. Desde então, gerações de artesãos se formaram e atualmente a vinícola é comanda pelos netos do fundador. A sede, construída em 1989, conta com a mais alta tecnologia para produzir exemplares que vão de encontro aos conceitos que permeiam os vinhos espanhóis atualmente.

O Don Román tinto é elaborado com as uvas Tempranillo (90%) e Graciano (10%). Amadurece durante 12 meses na vinícola, sendo 3 meses em barricas e 9 em garrafa. Possui cor rubi intensa com reflexos violáceos. Seus aromas são frutados, com delicadas notas de baunilha, e persistem por bom tempo em boca. Ideal para acompanhar paella a base de carnes, salsichas e embutidos. A graduação alcoólica é de 13%.

Tags: , , , , , , , , ,