Dica de vinho: Sabores da Itália

A Basilicata é uma região do sul da Itália, entre a Puglia, a Campanha e a Calábria. Possui apenas uma DOC, a Aglianico del Vulture. Lá os vinhedos estão a 600 metros acima do nível do mar, em média, e dão origem a vinhos estruturados elaborados com a uva Aglianico. Dessa região, sugerimos um rótulo muito interessante. Confira!

Pipoli Aglianico Del Vulture

Pipoli Aglianico del Vulture DOC tinto

Vinho tinto que possui aromas frutados com notas balsâmicas, ótima estrutura e taninos macios e adocicados. Elaborado na Basilicata, pelo produtor Vigneti del Vulture, a partir de uvas Aglianico. A graduação alcoólica é de 13%.

foto 2

A Vigneti del Vulture está situada em um vasto território da Basilicata, dominado pelo vulcão Vulture Monte (inativo). Hoje os agricultores são recompensados ​​pelos danos causados ​​pelas erupções dos séculos passados com a incomparável riqueza de minerais do solo, que dá as uvas uma complexidade única.

foto 3

Os vinhedos estão a 600 metros acima do nível do mar, em média. A Aglianico é uma cepa antiga que produz vinhos excelentes, bem encorpados e com sabores tânicos de cerejas cozidas, chocolate e alcatrão.

Tags: , , , , , , , , , ,