Gualto Brunello di Montalcino Riserva DOCG: safra premiada

Recebemos a safra 2012 do Gualto Brunello di Montalcino Riserva DOCG, elaborado pela Cantina Camigliano, premiada com 95 pontos da revista Wine Spectator e 92 pontos na Wine Advocate, do crítico Robert Parker.

Elaborado com a uva Sangiovese Grosso (lá chamada Brunello), na Toscana, Itália, este vinho é vinificado em aço inox e posteriormente amadurece por 36 meses em madeira de carvalho francês seguidos de dois anos na garrafa. Destaque para o fato de a Camigliano trabalhar apenas com agricultura orgânica desde 2017. Na degustação é encorpado, de alta acidez, taninos finos e muito bem estruturados, final longo e complexo.

“O Brunello di Montalcino Riserva Gualto de 2012 faz bom uso de sua designação Riserva (o que quer dizer um ano a mais de envelhecimento antes de seu lançamento comercial). Este vinho ostenta uma textura mais espessa, apoiada por uma qualidade mais escura e mais madura das uvas. Esta foi uma safra quente e seca e a equipe de vinificação da Camigliano fez um excelente trabalho ao extrair os aromas mais sutis e delicados que a Sangiovese pode oferecer quando tratada com cuidado e atenção”. A indicação de consumo é entre 2019 e 2030.

Monica Larner, crítica da revista Wine Advocate

Tags: , , , , , , , , , , ,