Nossa Calcário 2015: 96 pontos Robert Parker

Em fevereiro deste ano o vinho Nossa Calcário tinto safra 2015, elaborado exclusivamente com a uva Baga, recebeu 96 pontos na revista The Wine Advocate, do crítico Robert Parker. Foi a primeira vez que um vinho da região da Bairrada, em Portugal, teve uma pontuação tão alta. Além de obviamente ter um efeito imediato na venda, destacou ainda mais o trabalho da enóloga Filipa Pato que, desde 2005, produz rótulos que conquistaram o mercado internacional, com destaque para o Brasil.

“Embora o Nossa Calcário Baga 2015 já estivesse todo reservado e até expedido para os nossos importadores antes desta nota ser publicada, o impacto foi imediato: em menos de um dia o estoque esgotou nos pontos de venda”, disse Filipa em entrevista à revista portuguesa “Sábado”. Alguns de seus outros vinhos premiados são FP Bical e Arinto branco, com 92 pontos na Decanter; Post-Quercus Baga 2015, com 90 pontos no Robert Parker; Nossa Calcário branco 2015, com 93 no Robert Parker. Além disso, os vinhos assinados por Filipa estão em 32 restaurantes com estrela Michelin em Londres, o que evidencia a vocação para harmonizar com a alta gastronomia.

Filipa Pato é uma das enólogas mais renomadas da atualidade e elabora vinhos com refinamento e elegância. Filha de Luís Pato, o vitivinicultor português que mostrou ao mundo o potencial da região da Bairrada e da uva Baga, ela lidera o projeto Vinhos Autênticos, Sem Maquilhagem que parte de alguns conceitos como mínima intervenção nos vinhedos e valorização da autenticidade, ou seja, vinhos que revelem a expressão do terroir onde são feitos.

A enóloga trabalha com vinhas velhas que estão adaptadas à Bairrada há muito tempo (algumas videiras têm mais de 130 anos e são do período pré-filoxera, não foram enxertadas e resistiram à praga). Sua dedicação primordial é ao vinhedo, onde diz que passa 70% do seu tempo, pois acredita que com uvas saudáveis tudo se torna mais fácil na adega e não é preciso maquiar as uvas.

Desde 2014 converteu os vinhedos à filosofia biodinâmica e não usa herbicida desde 2009. O resultado tem sido excelente. “Usamos animais nas vinhas, como é o caso das ovelhas, que pomos lá entre novembro e fevereiro, quando ainda não há folhas nas videiras”, disse também na entrevista. “Elas comem a erva toda. E também servem para fertilizar naturalmente o solo. E na primavera, na altura em que temos o ataque dos caracóis, levamos para lá as galinhas. Sou química de formação, mas evito usar os produtos químicos. Nas minhas vinhas e nos meus vinhos não há nenhum produto químico”, completa. Nem químicos nem adubos, tudo é compostado com a intenção de renovar o solo e criar mais biodiversidade.

Formação

Apesar de ter crescido em meio aos vinhedos portugueses, a enóloga foi buscar experiências além de suas origens para construir a identidade de seus rótulos. Depois de se formar em Engenharia Química, trabalhou em vinícolas na França (Bordeaux), na Austrália e na Argentina até retornar a Portugal para dar início a sua produção própria. O reconhecimento internacional foi impulsionado pelo fato de, em 2011, ter sido eleita, ao lado de outros enólogos, “Revelação do Ano”, que é considerado o Oscar do vinho, pela prestigiada revista alemã gourmet Feinschmecker.

Sempre com ideias vanguardistas e adepta a experimentações, Filipa Pato é também responsável pela evolução primorosa dos vinhos portugueses que aconteceu nas últimas décadas.

Nossa Calcário tinto 2015

Elaborado com a uva Baga e classificado como DOC Bairrada, é produzido a partir de técnicas ancestrais de vinificação com mínimo de intervenção. É assinado por Filipa Pato e seu marido, o sommelier William Walters. O trabalho de viticultura é manual, mantendo a vegetação natural sem recurso de herbicidas. Com uma pequena percentagem de uva inteira (cerca de 10%), a vinificação da Baga é feita em lagar de carvalho inspirado no tempo dos romanos. O vinho repousa por 18 meses em pipas de 500 litros de carvalho francês (80% usado e 20% novo). Esta safra recebeu 96 pontos no Robert Parker.

Fotos Filipe de Souza e Divulgação.

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,