Herencia 2010: o melhor Carmenère do Chile

Herencia_bx
O melhor Carmenère do Chile, segundo o IWC.

Há poucos dias foi anunciado pelo International Wine Challenge que o Herencia 2010 foi eleito o melhor vinho de Carmenère elaborado no Chile. A premiação vem confirmar a superioridade de um rótulo ícone que resume os 140 anos da trajetória da vinícola Santa Carolina.

Produzido a partir da uva Carmenère, no Vale do Rapel, o Herencia 2010 foi descrito como um vinho rico e elegante, com sabor concentrado de pimentas e frutas negras e notas de café e especiarias, como cravo. O final persistente é também sedoso e macio. Vinho jovem, com graduação alcoólica de 15% e grande potencial de guarda. O Herencia é a expressão da tipicidade da apelação Peumo, o melhor terroir para Carmenère do Chile.

O International Wine Challenge está em sua 32ª edição e é reconhecido como um dos concursos de vinhos mais criteriosos do mundo, na qual os vinhos são julgados às cegas e também analisados de acordo com a fidelidade ao estilo, à região e à safra.

Herencia_horizontal
A uva Carmenère é chilena por excelência.

Curiosidade

A uva Carmenère, chilena por excelência, tem uma história curiosa no país. Até 1994 pensava-se que ela era uma variante da Merlot, pois amadurecia duas semanas depois que as demais e apresentava algumas diferenças nas folhas. Só depois de um exame de DNA é que se comprovou que se tratava de Carmenère trazida da França no fim do século XIX.

Tags: , , , ,