Santa Carolina: Melhor Vinícola do Novo Mundo

No ano em que celebra seus 140 anos a chilena Santa Carolina é eleita a Melhor Vinícola do Novo Mundo pela influente revista norte-americana Wine Enthusiast. O prêmio, que será entregue em jantar de gala em 25 de janeiro de 2016, em Nova York, reconhece as ações desenvolvidas pela vinícola que valorizam a tradição e a experiência através da mais moderna tecnologia, o que reflete em vinhos de qualidade superior.

Há 15 anos os editores da Wine Enthusiast premiam os indivíduos e as empresas cuja visão impacta positivamente na indústria mundial do vinho e outras bebidas. Todos os vencedores são notáveis por sua energia e visão inovadora, juntamente com a coragem de assumir riscos e a habilidade para obter sucesso. Os vinhos da Santa Carolina são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

140 anos

A Santa Carolina está envolvida em inúmeros projetos comemorativos que incluem o lançamento de produtos, avanços na vinificação, a valorização do vinho natural, sem a utilização de produtos químicos no processo de produção, e o resgate de variedades antigas pré-filoxera. Entre as ações que comemoraram o aniversário, o lançamento mundial do Luis Pereira, uma homenagem ao fundador da marca, durante a feira Vinexpo, que aconteceu em Bordeaux (FR). O vinho, que deve ser chegar em breve ao Brasil, é elaborado a partir de vinhas de 70 anos, em média, de Cabernet Sauvignon, através de um processo que replica a vinificação de 50 anos atrás. A primeira safra foi em 2012.

Também em comemoração ao aniversário, foram lançados outros vinhos como Specialties Cool Mountain e Santa Carolina Reserva de Família Pinot Noir (esse último, ainda indisponível no país). Este ano também marca a reabertura da sede Santa Carolina ao turismo, restrito desde 2010 em razão do forte terremoto que abalou o Chile naquele ano, que espera receber milhares de visitantes nacionais e internacionais por ano.

Santa Carolina

A Santa Carolina foi fundada por Don Luis Pereyra Catapos em 1875, que batizou a vinícola em homenagem a sua esposa, Carolina Iñiguez. Hoje a Santa Carolina, propriedade da família Larraín, é uma das vinícolas mais importantes do país. Em suas instalações, no centro da cidade de Santiago, destacam-se a casa colonial e a cave subterrânea, declarada Monumento Nacional em 1973, construída pelo arquiteto francês Emile Doyère, em 1877.  O Brasil é o segundo maior mercado de exportação da Santa Carolina.

Tags: , , , , , , ,