Vergani, o autêntico panetone de Milão

Nessa época do ano não existe iguaria mais procurada que o panetone, pois o doce da tradição natalina encanta paladares pelo mundo todo. Os famosos italianos Vergani, lançados agora no Brasil, mantém o método artesanal de produção aliado a ingredientes de procedência da mais alta qualidade. Os Vergani estão além dos produtos que comumente encontramos no mercado, pois fazem parte da história de Milão e seguem rigorosamente a mesma receita há décadas para entregar uma massa irresistivelmente suave e delicada. Os produtos Vergani são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

A história do panetone Vergani é a memória de uma família. Tudo começou em 1944, em uma pâtisserie em Milão. Angelo Vergani um jovem empreendedor apaixonado pela arte de elaborar doces, decidiu abrir seu próprio negócio na capital da Lombardia. Apesar de naquela época ainda ressoarem os bombardeios da Segunda Guerra Mundial, a paixão foi mais forte e ele inaugurou uma pequena loja. Os ingredientes genuínos e a busca contínua pela qualidade fizeram com que em pouco tempo a Vergani se tornasse referência. Hoje, mais de 70 anos após a fundação e três gerações depois, mantém a tradição na produção, com a mesma habilidade e a receita original que foi transmitida por Angelo aos seus sucessores.

vintage-shoppers-la-classica-veneziana-b
Linha Vintage Shoppers: o panetone tradicional e o clássico veneziano elaborados de acordo com as receitas antigas da Vergani, com embalagem retrô.

 

O verdadeiro segredo do panetone são seus ingredientes. A Vergani ainda hoje utiliza o fermento natural criado pelo seu fundador, enrolado em um pano e refrescado três vezes ao dia, como recomenda a tradição. O processo de refrescar o fermento consiste em reidratá-lo, com água e farinha, para que ele continue vivo. Esse método, feito manualmente, é um dos grandes diferenciais do panetone elaborado com cuidado artesanal. Durante os últimos 70 anos, todos os dias, 365 dias ao ano, a mesma “mãe” fornece o fermento para o panetone Vergani.

scala-milano-b
Linha Alla “Scala”: o doce clássico de Milão acompanhado de um dos símbolos da cidade, o Teatro alla Scala.

 

Outro diferencial é o processo de secagem: depois de prontos, todos os panetones passam 24 horas “de cabeça para baixo”, o que faz com que eles percam o excesso de umidade antes de serem embalados, mas conservem-se macios. A empresa mantém-se na vanguarda com variações e interpretações que utilizam ingredientes cuidadosamente selecionados, como a Baunilha de Madagascar, o mel de acácia da Toscana, as uvas passas australianas e a manteiga francesa da apelação Charentes-Poitou – uma DOC (Denominação de Origem Controlada) elaborada com exclusivos leites da região, com sabor pronunciado de creme de leite e aromas levemente frutados. As embalagens são um charme à parte, capazes de aguçar a imaginação e antecipar o prazer de saborear um autêntico panetone de Milão.

pandoro-classico-b
Linha I Classici Astucciati, Il Classico Pandoro: apesar de a marca ser milanesa, a intenção é satisfazer também o paladar de quem ama esse doce típico de Verona.

Curiosidade

Milão é conhecida no mundo por alguns de seus símbolos e o panetone é, indubitavelmente, um deles. A ligação entre a cidade e o nascimento do mais famoso doce milanês remota à Idade Média. É uma história romântica e poética, que transita entre a lenda e a realidade. O que é certo é que um decreto, datado de 1395, permitia que todos os fornos de Milão assassem no Natal o chamado pan del ton (pane di tono, di valore): um pão branco, feito de trigo, que aos pobres só era permitido consumir naquela época do ano. Um pão de “luxo” que acompanhava o ritual natalino. Com o tempo, o panetone se tornou o doce da tradição natalina mais amado por todas as famílias do mundo todo.

Você pode conhecer todos os tipos disponíveis aqui: http://bit.ly/panettonesvergani

Tags: , , , , , , , ,