Vinhos rosés para um Outubro Rosa

Outubro é o mês em que acontece uma das mais importantes campanhas de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A Porto a Porto abraça essa causa e apresenta quatro sugestões de vinhos rosé em homenagem ao Outubro Rosa.  França, Portugal, Chile e Argentina foram os países escolhidos para demonstrar a versatilidade desse estilo de vinho, seja para ser servido sozinho ou para acompanhar alguns pratos.

Espumante 3B Filipa Pato_hr

De Portugal a sugestão é o espumante 3B, elaborado pela enóloga Filipa Pato com as uvas Baga e Bical na região da Bairrada. Elegante e delicado, ele apresenta cor salmão brilhante com borbulhas numerosas e intensas. Seus aromas lembram framboesa e fermento de pão. Em boca é seco, frutado e possui acidez mineral. Um vinho espumante perfeito para acompanhar queijos de pasta dura, salmão e frutos do mar.

Le Rose de Floridene_hr

Da França o selecionado é o Le Rosé de Floridene, elaborado pelo reconhecido produtor Denis Dubourdieu na região de Bordeaux. Feito com a uva Cabernet Sauvignon, apresenta coloração rosa claro e intenso aroma de groselha, maracujá e morango. No paladar é seco, saboroso e refrescante. Vinho excelente para aperitivo ou ainda para acompanhar peixes grelhados.

Cefiro Syrah Rose_hr

Do Chile o destaque é o Cefiro Reserva Syrah Rosé, elaborado pelo produtor Viña Casablanca no melhor terroir de clima frio do Chile, a 20 quilômetros do Oceano Pacífico. De cor rosa intenso, apresenta aromas delicados. No paladar é leve, frutado, fresco e muito bem equilibrado. Acompanha perfeitamente sushi, sashimi e tartare de salmão, além de ser indicado para acompanhar cheese cake de framboesa.

Nieto Senetiner Rosé_hr

Da Argentina vem esse rótulo com a uva emblemática do país, o Nieto Malbec Rosé, elaborado pelo produtor Nieto Senetiner na região de Mendonza. Vinho de cor rosada, com aromas intensos de frutas vermelhas, como cereja, apresenta pronunciada acidez, o que confere juventude e expressão no paladar. Diferentes das outras sugestões, cerca de 30% desse exemplar amadurece em carvalho francês para intensificar os aromas da Malbec antes do engarrafamento. Vinho ótimo para acompanhar risotos leves, como os de funghi ou aspargo.

Os quatro vinhos são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora e podem ser encontrados nas melhores lojas e delicatessen do Brasil.

Tags: , , , , , , ,