Quem é Robert Parker?

quem é robert parker

É um advogado e crítico de vinho norte-americano que pontua e avalia os vinhos em um sistema de 50 a 100 há 40 anos.

Parker se apaixonou pelos vinhos na década de 1970, lançou uma newsletter em 1978 e tornou-se famoso em 1983. Isso porque ele escreveu artigos exaltando a safra de 1982 de Bordeaux sendo que outros críticos da época desdenhavam dela. A safra provou-se espetacular, Parker estava certo e tornou-se um dos mais respeitados críticos de vinhos do mundo até hoje através da publicação The Wine Advocate.

Quando você ouvir o termo “parkerização” é uma referência ao gosto pessoal do crítico (vinhos carregados na madeira e com explosões de frutas, quentes e alcoólicos) que, justamente por receberem notas excelentes, padronizaram a produção até pouco tempo. Porém, este movimento não é mais moda e os vinhos elegantes, com tipicidade, mais frescos, sem muita madeira e com menor graduação alcoólica estão reconquistando o consumidor. Coincidentemente, o gosto de Robert Parker evoluiu ao longo dos anos para vinhos mais sutis, elegantes e sofisticados.

O Sistema de Pontuação de Robert Parker:

96 a 100: vinho extraordinário;

90 a 95: notável;

80 a 89: acima da média a excelente;

70 a 79: mediano;

60 a 69: abaixo da média;

50 a 59: terrível.

*Texto originalmente publicado no livro O Mundo do Vinho da Porto a Porto. Para fazer o download gratuito do livro, basta acessar este link aqui.

** Foto do Facebook Robert Parker.

Tags: , , , , , , ,