Vamos falar sobre a França

A importadora Porto a Porto elegeu, este ano, a França como país de destaque. O objetivo é desmistificar os rótulos produzidos no País europeu e promover  um entendimento maior sobre estes vinhos. Confira alguns aspectos importantes sobre os vinhos franceses!

Os vinhos franceses são referência em todo o mundo. Entre os fatores estão a localização do País, o clima que é influenciado pelo Oceano Atlântico, pelo Mediterrâneo e continente; e o solo que é muito variado e têm alta concentração de calcário, que é excelente para as videiras.

Quase todas as uvas renomadas nasceram lá: Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Merlot, Pinot Noir, etc. Os franceses têm bons vinhedos, os definem, classificam e controlam rigidamente a produção de cada uma das suas regiões. Eles também definiram um conceito que a maioria tenta recriar, o terroir.

vinhos franceses de bordeaux
Clos Floridene branco, um clássico da francesa Domaine Denis Dubourdieu.

O País elabora alguns dos rótulos mais famosos, caros e disputados que temos notícia. A França mantém suas tradições vinícolas, entretanto seus enólogos dialogam com métodos e técnicas de vinificação extremamente modernos. Atualmente o País é o 2º maior produtor de vinhos do mundo e consome 52,1 litros per capta/ano. Dentre suas regiões, Bordeaux, Borgonha e Champanhe são muito expressivas.

Uma das propriedades de Denis Dubourdiu na França
Château Reynon, uma das propriedades da Domaine Denis Dubourdieu em Bordeaux, na França.

 A palavra francesa terroir engloba uma série de fatores naturais e humanos que governam a cultura da vinha e a fabricação do vinho, como solo, clima, aspectos do terreno (como altitude e inclinação) e práticas de cultivo (a mão do homem) que torna cada vinhedo único.

Para saber mais, acesse o Papo de Vinho com Dionísio e Ruinvinho aqui!

Tags: , , , , , , , , ,