Vinhos para o Outono

vinhos para outono

No próximo dia 20 de março começa o Outono, a estação que mistura temperaturas mais elevadas durante o dia com aquele friozinho gostoso à noite. É hora de repensar os vinhos que irão compor a sua adega e priorizar opções um pouco mais encorpadas e que harmonizem com a gastronomia um pouco mais robusta típica desta época. Espumantes, brancos e rosés não ficam de fora, jamais! Até porque o outono nos brinda, às vezes, com momentos que lembram o verão. Preparamos uma seleção com 7 vinhos para você se preparar para as temperaturas deliciosas desta estação.

3B Rosé Brut Filipa Pato

Este é um espumante coringa, pois além de ser excelente para brindes, acompanha com maestria uma refeição – da salada ao prato principal. A enóloga é a portuguesa Filipa Pato, que conquistou fãs no Brasil pelos vinhos elegantes e pelo trabalho biodinâmico que aplica a sua produção. Aqui as uvas Baga e Bical, típicas da região da Bairrada, resultam em um espumante seco, frutado e com excelente acidez.

vinhos para outono

 

Liderato tinto

Para quem gosta de se servir de uma taça depois de um dia de trabalho, a dica é este tinto da Rioja, Espanha, da uva Tempranillo. Equilibrado e com sabor de frutas vermelhas, pode ser servido sozinho ou acompanhar pizzas dos sabores básicos.

vinho para outono

 

Corbelli Sangiovese

Este é um vinho tinto italiano muito gastronômico, que vai bem com uma infinidade de pratos à base de massas com molhos de carnes e pizzas de sabores mais intensos. Elaborado com a uva Sangiovese e sem passagem por barrica de carvalho, é equilibrado e levemente tânico.

 

Tons de Duorum tinto

Para as massas com molhos mais encorpados, o Tons de Duorum tinto pode ser uma boa escolha. Vinho da região do Douro, assinado pelos prestigiados enólogos João Portugal Ramos e José Maria Soares Franco, é seco, de corpo médio, boa acidez, taninos suaves e maduros.

vinho para outono

 

Marquês de Borba tinto

Uma das marcas de vinho mais conhecida de Portugal é a Marquês de Borba, de João Portugal Ramos. Um tinto excelente para ser apreciado sem acompanhamento, pois possui taninos suaves e excelente equilíbrio, mas que também combina com uma tábua de queijos e embutidos.

vinho para outono

 

Don Román tinto

Da prestigiada região da Rioja, na Espanha, este tinto assinado pela Marqués de Tomares, apresenta aroma frutado, com delicadas notas de baunilha. Possui ótima estrutura em boca, o que o torna uma boa companhia para paella à base de carnes, salsichas e embutidos.

vinho para outono

 

Le Clos de Reynon

Este francês de Bordeaux, elaborado pela Domaine Denis Dubourdieu, é um tinto muito equilibrado, de taninos macios e ótima persistência em boca. Também dispensa acompanhamento, se for o gosto, e vai bem com carnes vermelhas menos gordurosas. Destaque para seus aromas frutado e floral com notas de menta e pimenta preta.

vinho para outono

Tags: , , , , , , ,