Dica: 5 vinhos brancos gastronômicos

cadus chardonnay

Apresentamos uma seleção de rótulos exclusivamente brancos, leves e refrescantes ou untuosos e encorpados, que são em essência gastronômicos, ou seja, possuem marcante acidez que os tornam excelentes à mesa. A escolha levou em consideração pratos à base de peixes e frutos do mar, iguarias que marcam presença nos cardápios de primavera e verão. Confira!

Marquês de Borba branco

Português do Alentejo que combina as uvas Arinto, Antão Vaz e Viognier. Vinho leve, seco e fácil de beber, apresenta aromas de frutas cítricas com notas minerais. Em boca destaca-se a ótima acidez. Leva a assinatura de um dos principais enólogos do País europeu, João Portugal Ramos. Para ser degustado sozinho ou acompanhando entradas à base de camarão.

marques de borba branco

Chan de Rosas Cuvée

Espanhol elaborado com a uva Albariño (a Alvarinho portuguesa), na DO Rías Baixas, na Galícia, noroeste da Espanha. O vinho passa por um processo de contato com as borras que confere maior complexidade de aromas e sabores. Parte dele (15%) estagia em barricas novas de carvalho francês por aproximadamente 6 meses. É fresco, persistente e untuoso em boca, além de apresentar aromas de flores e frutas brancas, com notas cítricas. Excelente para acompanhar pratos à base de polvo ou lula.

chanderosascuve

Château Reynon Sauvignon Blanc

Vinho elaborado em Bordeaux, na França, pela Domaine Denis Dubourdieu com a uva Sauvignon Blanc. Apresenta aromas de frutas brancas como pêssego e notas minerais. No paladar é seco, frutado e mineral, com grande acidez. Rótulo complexo que estagia sobre as borras entre 5 e 7 meses e apresenta notável potencial de guarda. Uma combinação é com vieiras.

chateau reynon

Cadus Appellation Vista Flores Chardonnay

As videiras do vinhedo Vista Flores, no Vale de Uco, em Mendoza, Argentina, ficam a uma altitude de 1.150m, excelente para a uva branca Chardonnay. 50% do vinho é fermentado e envelhecido entre 8 e 12 meses em barricas de carvalho francês (sendo 35% carvalho novo). De aroma fresco, destacam-se flores brancas, como acácia e flor de laranjeira, as notas cítricas e minerais. Em boca é seco, sedoso e jovial, com a acidez vibrante que convida à próxima taça. Recém-lançado no Brasil, este vinho recebeu 90 pontos no Robert Parker. Ótimo para acompanhar ostras.

 

Brancott Estate Sauvignon Blanc

Brancott Estate Sauvignon Blanc

Vinho da Nova Zelândia elaborado na prestigiada região de Marlborough com a uva Sauvignon Blanc. Apresenta aromas de frutas maduras e cítricas. Em boca é seco, possui boa acidez e mostra-se bem equilibrado. A safra 2015 recebeu 90 pontos da Wine Spectator. Vinho indicado para acompanhar moqueca capixaba, por exemplo.

Tags: , , , , , , , , ,