Marinada na cerveja

Você já deve ter ouvido falar que quando vai usar um vinho em uma receita deve escolher o mesmo rótulo que irá acompanhar o prato. Com as cervejas a regra é a mesma: escolha para temperar aquela que irá degustar.

Cervejas são frequentemente utilizadas para marinar carnes porque contêm uma enzima que ajuda a quebrar as fibras, deixando a peça mais macia, e a realçar o sabor. Marinar é um procedimento bastante antigo na história da gastronomia, pois na época em que não havia geladeira, por exemplo, era uma alternativa para conservar os alimentos.

Se for escolher uma cerveja para marinar carne vermelha ou branca, leve em consideração que ela não deve ser muito leve nem extremamente forte, pois o sabor da bebida não deve sumir nem atropelar os outros temperos. Por sinal, é importante avaliar quais serão os temperos, como manjericão, tomilho, orégano, entre outros, para que os sabores enriqueçam a receita.

A nossa dica é inspirada na chef de cozinha inglesa Nigella: pegue um saco plástico daqueles que fecham com zíper, coloque primeiro a carne, depois a marinada, feche e leve à geladeira pelo tempo necessário. É uma maneira prática, permite que todo o alimento fique em contato com o líquido e evita maiores sujeiras. Experimente em casa marinar coxa e sobrecoxa de frango com especiarias e Paulaner Hefe-Weissbier Naturtrüb. Fica uma delícia!

Tags: , , ,