Brandy de Jerez Fundador

Primeiro Brandy de Jerez que se tem notícia, o Fundador agora é trazido ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

Para começar essa história precisamos dizer que Jerez é um vinho produzido apenas na escaldante Andaluzia, no sul da Espanha, há mais de 3 mil anos. É elaborado através de um processo único e dispendioso. Em sua origem, era apenas seco, porém hoje existem diversos estilos de Jerez, que vão do muito seco ao muito doce, além do destilado Brandy de Jerez.

Brandy é uma bebida alcoólica obtida através da destilação do vinho. Elaborado na cidade de Jerez de la Frontera, com a uva Airén, típica da região, é envelhecido através do sistema de solera, processo de corte em etapas que mistura vinhos velhos e novos em uma rede de barris de carvalho. A base de o Fundador é uma seleção criteriosa dos melhores vinhos para destilação que, posteriormente, estagiam durante 6 meses em barricas de carvalho americano nas quais antes havia Jerez, o que confere os tons dourados e as notas de amêndoas.

Pedro Domecq Loustau, o criador

A Bodegas Fundador, que atualmente faz parte do grupo Emperador Spain, existe desde 1730 e é considerada uma das mais antigas de Jerez. O mais ilustre membro da família foi Pedro Domecq Loustau, o criador do Fundador.

A descoberta aconteceu quando ele recebeu uma grande demanda de aguardente vínica de um negociante holandês. Para atendê-la, teve que investir em estrutura na vinícola e implementou a mais alta tecnologia da época. Consequentemente, o destilado ficou mais caro do que se esperava e o comerciante desistiu do pedido. Foi por isso que Loustau manteve suas barricas estocadas em seu depósito em Jerez.

Assim, a excepcional aguardente vínica iniciou seu processo de envelhecimento em contato direto com a madeira do barril. Quando Loustau provou aquele líquido percebeu que havia obtido um Brandy único, de muita personalidade. Lançado em 1874, Fundador é o primeiro Brandy Espanhol e a marca de Brandy de Jerez mais reconhecida internacionalmente.

Ficha Técnica

Brandy de Jerez Fundador

País: Espanha, Jerez de la Frontera (Andaluzia)

Teor Alcoólico: 40%

Tags: , , , , , , , ,