Dia do Vinho do Porto

Amanhã, dia 10 de setembro, comemora-se o Dia do Vinho do Porto – ou Port Wine Day. A data brinda os 260 anos da criação da Região Demarcada do Douro, a mais antiga zona regulamentada de vinhos do mundo, criada por Marquês de Pombal em 10 de setembro de 1756. Desde então não faltam motivos para comemorar, já que esse vinho fortificado é apreciado por paladares do mundo todo – os dados dão conta de que 85% da produção é exportada e o Brasil fica na quinta posição dos principais mercados.

Um dos mais tradicionais representantes de vinhos do Porto é a Cave Messias. Fundada em 1926 mantém a produção em Ferradosa, local onde as videiras foram plantadas pela primeira vez em 1845 pelo Barão do Seixo, sendo mais tarde adquiridas pela família Afonso Cabral, que por sua vez a vendeu aos Messias, em 1956.

Outra vinícola de destaque é a Duorum, projeto dos enólogos João Portugal Ramos e José Maria Soares Franco, dois nomes entre os maiores da viticultura portuguesa contemporânea. O Duorum é especialmente pensado para a região do Douro, elaborado em um terroir específico e excepcional. A dupla elabora vinhos com características únicas e dimensão internacional – inclusive premiados pelo famoso crítico Robert Parker. Os vinhos da Caves Messias e da Duorum são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

Do Douro, o Porto

O Douro, região onde se origina o vinho do Porto, é uma das mais belas paisagens vinícolas do mundo, com montanhas recortadas pelo rio que dá nome às terras e marcadas pelo esforço do homem para que das pedras pudessem prosperar as vinhas. As encostas muito acidentadas exigem que a colheita seja manual. As uvas amadurecem perfeitamente e mantém altos teores de açúcares. A Touriga Nacional reina ao lado de Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinto Cão, Tinta Barroca, entre outras castas nativas. Um charme a mais nessa história são os barcos rabelos, embarcação típica do Douro que tradicionalmente enfrentava as diversidades fluviais para transportar os toneis e possibilitar a comercialização da bebida. Apesar de ser produzido com as uvas do Douro e envelhecido nas caves de Vila Nova de Gaia, o vinho do Porto leva esse nome por causa da cidade de onde é exportado.

Dos porões, as origens

No século XVIII o vinho do Porto era uma alternativa bastante viável para suprir a necessidade dos sedentos e briguentos ingleses que viviam fazendo restrições aos produtos franceses. Como a viagem até a Inglaterra era longa, colocava-se aguardente no vinho que era levado nos porões dos navios para mantê-lo consumível. O vinho do Porto ainda era seco, só no século XIX é que se começou a interromper a vinificação através da adição de aguardente vínica para manter o açúcar residual da bebida, então ele passou a ser classificado como fortificado. Ao lado dos vinhos Madeira e Jerez, os Portos estão entre os mais importantes vinhos fortificados do mundo.

Para brindar a data!

Porto Messias 10 anos

Vinho complexo com bons aromas de madeira suave e algumas especiarias. No paladar é agradável, com excelente acidez, equilibrado e persistente. O lote envelhecido por cerca de 10 anos até ser engarrafado. Ideal para acompanhar frutas secas, passas e queijos. Na composição as uvas Touriga Nacional, Tinta Barroca, Tinta Roriz, Tinto Cão e Touriga Franca. A graduação alcoólica é de 20%.

porto-messias-10-ano-horz

Duorum Vintage Port DOC

Vinho de aroma elegante e intenso, dominado pelos frutos maduros como amora, ameixas e cassis. Muito encorpado e com grande estrutura. Apresenta acidez bem equilibrada, taninos finos e maduros, tudo bem envolvido em seu corpo. É elaborado com as uvas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, com dominância de vinhas velhas, além de outras castas nobres do Douro. A safra 2011 possui 94 pontos no Robert Parker. A graduação alcoólica é de 20%.

 

vintage-port-2011_bx

 

Tags: , , , , , , , , , ,