Vinho do Porto e a Caves Messias

Uma das mais belas regiões vinícolas do mundo dá origem ao peculiar vinho do Porto. No Douro, ao norte de Portugal, a paisagem é uma verdadeira obra-prima da natureza. Montanhas recortadas pelo rio que dá nome àquelas terras são marcadas pelo esforço do homem para que das pedras pudessem prosperar as vinhas.

O solo do Douro é composto basicamente de granito e xisto. Tradicionalmente os socalcos (aquelas escadarias da paisagem) eram construídos com terras puxadas do rio suportadas por muros de pedras, mas o custo para esse tipo de construção é proibitivo há tempos e deu lugar aos patamares, feitos por máquinas. As encostas muito acidentadas exigem que a colheita seja manual e a inclinação é perfeita para a drenagem e insolação necessárias.

Nessas situações, as uvas amadurecem perfeitamente e mantém altos teores de açúcares. A Tinta Nacional reina ao lado de Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinto Cão, Tinta Barroca, entre outras. Os produtores tentam retirar o máximo de tanino e cor das uvas em pouco tempo e por isso uma das cenas clássicas da região são os homens abraçados e descalços fazendo a “pisa a pé” nos lagares, pois se acredita que essa é a melhor maneira para a extração das substâncias que darão vida ao vinho do Porto. Hoje esse método está reservado a pequenas produções e na maioria das vinícolas a pisa é simulada por máquinas.

porto

Tradição e excelência são coexistentes nessa que foi a primeira região demarcada do mundo, em 1756, por Marquês de Pombal. Naquela época, para suprir a necessidade dos sedentos e briguentos ingleses, que viviam fazendo restrições aos produtos franceses, o vinho do Porto era uma alternativa bastante viável. Como a viagem até a Inglaterra era longa, colocava-se aguardente no vinho para mantê-lo consumível. O vinho do Porto ainda era seco, só no século XIX é que se começou a interromper a vinificação através da adição do álcool vínico para manter o açúcar residual da bebida, então ele passou a ser classificado como fortificado.

Por sinal, apesar de ser produzido com as uvas do Douro e ser envelhecido nas caves de Vila Nova de Gaia, o vinho do Porto leva esse nome por causa da cidade de onde é exportado. Ao lado dos vinhos Madeira e Jerez, os Portos estão entre os mais importantes vinhos fortificados do mundo.

Caves Messias

Quinta do Cachão.
Quinta do Cachão.

A Caves Messias foi fundada em 1926, por Messias Baptista, que manteve a administração da empresa até 1973, hoje assegurada pelos descendentes da família. A produção de vinho do Porto acontece em Ferradosa, onde está a Quinta do Cachão, local onde as videiras foram plantadas pela primeira vez em 1845 pelo Barão do Seixo, sendo mais tarde adquiridas pela família Afonso Cabral, que por sua vez a vendeu aos Messias, em 1956. Atualmente a área é de 200 hectares, sendo 130 hectares ocupados com vinha, para a produção de Vinho do Porto e do Vinho Douro Quinta do Cachão. As instalações onde acontece a fabricação, o armazenamento e o envelhecimento dos vinhos possuem mais de 5.000 metros quadrados. Conheça dois exemplares de vinho do Porto Messias, trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora. Confira a bela história da Caves Messias nesse vídeo.

Porto Messias Ruby

Foto Porto Messias Ruby_BX

 

Possui caráter jovem e frutado, é bastante aromático e em boca possui notas de frutas vermelhas. É rico e aveludado, excelente como aperitivo, além de acompanhar sobremesas à base de chocolate.

Porto Messias Tawny

Foto Porto Messias Tawny_BX

Possui cor alaranjada, aroma de frutas vermelhas em compota e, em boca, toques de baunilha. Também indicado como aperitivo ou para acompanhar sobremesas.

Tags: , , , , , , ,