Vinhos do Sul da Itália

A Itália hoje é o maior produtor de vinhos do mundo, posto que rivaliza ano a ano com a França. O país está coberto de videiras de ponta a ponta e ostenta uma enorme variedade de uvas nativas que originam vinhos versáteis, muitos deles venerados mundialmente. As importadoras Porto a Porto e Casa Flora trazem ao Brasil uma seleção das melhores vinícolas do sul da Itália com rótulos elegantes e versáteis, muito apreciados pelo paladar dos brasileiros. As vinícolas abaixo pertencem ao Grupo Farnese.

 

As vinícolas

Luccarelli

Localizada na Puglia, a Luccarelli é o mais recente projeto de Valentino Sciotti. Ele achou a Cantina por acaso e, pela sua grande experiência em produção de vinho, viu que ali havia um grande potencial. Com pequenas mudanças na adega, elabora vinhos modernos com notável expressão que conquistam admiradores por todo o mundo.

 Caldora

A vinícola Caldora é um dos maiores vinhedos corporativos na região de Abruzzo, com um total de 1200 hectares. Apenas os 200 melhores hectares são selecionados para a elaboração dos vinhos engarrafados com o nome Caldora. A maior parte dos vinhedos localiza-se na área de Ortona, um microclima muito especial entre a Costa Adriática e a Montanha Maiella.

Cantina Cellaro

Localizada perto do assentamento histórico de Sambuca di Sicilia, na ilha da Sicília, a Cantina Cellaro foi fundada em 1969. Hoje a Cooperativa é constituída por 500 sócios que fornecem uvas para a produção de vinhos IGT e DOC. Algumas videiras estão a até 700 metros acima do nível do mar e em condições ideais para o desenvolvimento e amadurecimento das variedades autóctones e internacionais.

Vigneti del Vulture

A Vigneti del Vulture está situada em um vasto território da Basilicata, dominado pelo vulcão Vulture Monte (inativo). Hoje os agricultores são recompensados ​​pelos danos causados ​​pelas erupções dos séculos passados com a incomparável riqueza de minerais do solo, que dá as uvas uma complexidade única. Os vinhedos estão a 600 metros acima do nível do mar, em média, e dão origem a vinhos estruturados feitos da uva Aglianico. Essa cepa antiga pode produzir vinhos excelentes, bem encorpados e com sabores de cerejas cozidas, chocolate e alcatrão.

Vesevo

O nome Vesevo foi escolhido para homenagear o vulcão Vesúvio. Criada em 2000, a vinícola é uma das mais expressivas da Campânia, com 60 hectares em uma região de microclima muito especial, com solo vulcânico. Qualidade, personalidade e originalidade são o resultado da ligação entre valores tradicionais e tecnologia moderna.

 

 

Vinhos

Pipoli Greco Fiano IGP

Pipoli Greco-Fiano IGP Basilicata

Vinho branco italiano elaborado pelo produtor Vigneti del Vulture na região da Basilicata. As uvas são Fiano e Greco, ambas consideradas milenares. Apresenta aromas de frutas brancas, é fresco e possui ótima acidez. IGP significa Indicação Geográfica Protegida. A graduação alcoólica é de 12%.

Micina Nero d'avola-nerello mascalese bco

Micina Nerello Mascalese/ Nero d’Avola IGP

Vinho tinto elaborado pela Cantina Cellaro na Sicília com as uvas Nero d’Avola e Nerello Mascalese. Amadurece por 6 meses em barrica de carvalho. Apresenta aromas de frutas vermelhas escuras, especiarias (pimenta) e couro. No paladar é seco, encorpado, apresenta boa acidez, taninos muito bem estruturados com final longo. IGP significa Indicação Geográfica Protegida. A graduação alcoólica é de 13,5%.

Caldora Yume bco

Caldora Yume Montepulciano D’Abruzzo DOC

Vinho tinto italiano elaborado pela Cantina Caldora com a uva Montepulciano, na região de Abruzzo. Amadurece por 6 meses em barricas, sendo 60% francesas e 40% americanas. Possui aroma de frutas vermelhas, notas de flores secas e especiarias. Em boca é seco, encorpado, com boa acidez e taninos abundantes, porém macios. DOC significa Denominação de Origem Controlada. A graduação alcoólica é de 13,5%.

Luccarelli Primitivo di Manduria Old Vines

Luccarelli Primitivo di Manduria Old Vines DOP

Vinho tinto elaborado na região da Puglia com a uva Primitivo, de videiras muito antigas. Amadurece em barris de carvalho francês por 6 meses. Apresenta aromas de ameixa e cereja, notas de tabaco, chocolate e pimenta. Em boca, é aveludado, com taninos finos e macios. DOP significa Denominação de Origem Protegida. A graduação alcoólica é de 14%.

Due Lune bco

Due Lune Nerello Mascalese/Nero d’Avola IGT

Vinho tinto italiano das uvas Nero d´Avola e Nerello Mascalese elaborado na Sicília. Apresenta aromas de frutas vermelhas escuras, especiarias (pimenta) e couro. No paladar é encorpado, com taninos muito bem estruturados e final longo. O vinho se chama Due Lune por que a Nero d´Avola é colhida e depois se espera um ciclo lunar para a colheita da Nerello. IGT significa Indicação Geográfica Típica. A graduação alcoólica é de 14%.

Tags: , , , , , ,