Como fazer bacalhau?

como fazer bacalhau

Para elaborar uma deliciosa receita de bacalhau para esta Páscoa não é necessário recorrer as receitas das nossas avós, que dessalgavam o peixe desde segunda-feira para o almoço da Sexta-Feira Santa.

As postas do Gadus Morhua, em inglês Cod Fish, também chamado “bacalhau verdadeiro”, são as prediletas dos apreciadores desse peixe, já que vem dessalgadas e congeladas. Geralmente são altas, claras e se desfazem em camadas tenras depois de cozidas. Indicadas para receitas como Bacalhau Assado, na Brasa, Risoto, Lasanha ou Confit de Bacalhau, entre tantas outras.

Para preparar um Confit de Bacalhau, por exemplo, em uma travessa coloque a posta com alho, tomilho, alecrim, louro e tomates cerejas a gosto. Cubra com azeite de oliva extravirgem Paganini e leve ao forno por 2 horas, a 90ºC.

Se preferir desfiar o lombo para preparar uma lasanha, a dica é cozinhar a posta no leite durante 5 minutos. Ele se desmanchará mais facilmente ainda. Não esqueça de usar (e abusar) o Azeite de Oliva Extravirgem Paganini na receita!

Tags: , , , , ,