A “rainha das uvas tintas”, Cabernet Sauvignon

cabernet sauvignon

Chamada “rainha das uvas tintas”, a Cabernet Sauvignon é a cepa francesa que se adaptou por quase todas as regiões vinícolas do mundo.

Provavelmente uma das uvas mais famosas do mundo, pois até o consumidor de vinhos mais desavisado certamente já ouviu falar dela, a Cabernet Sauvignon é originalmente francesa, da região de Bordeaux, o nome é provavelmente uma derivação do francês “sauvage”, que significa selvagem. Destaca-se, em seu perfil, a capacidade de gerar vinhos concentrados e tânicos.

Fruto do cruzamento das uvas Cabernet Franc (tinta) e Sauvignon Blanc (branca), tem excelentes características como maturação tardia, casca grossa, bagos pequenos e é muito resistente a doenças. Estes predicados, mais o fato de que seu solo predileto é o de cascalho bem drenado, a tornaram apta a ser cultivada nos mais diversos terroirs do mundo vitivinícola, como Chile, Estados Unidos, Austrália, Espanha, Argentina, Itália e África do Sul.

Se fossemos definir a Cabernet Sauvignon em uma palavra talvez a melhor fosse “adaptável”. Ela origina vinhos varietais fantásticos, mas brilha também nos de corte com suas parcerias prediletas: Merlot, Cabernet Franc, Petit Verdot, Malbec e Syrah. Geralmente, seus vinhos têm excelente estrutura, taninos marcantes e ótima capacidade de envelhecimento. Porém, é necessário lembrar que as características serão diferentes em cada terroir.

Os aromas primários são cereja preta, cedro, especiarias e grafite. Nos exemplares elaborados em Bordeaux, é possível encontrar aromas que lembram pimentão verde, pela presença dos mesmos grupos aromáticos na uva e no legume. Os sabores intensos e a grande quantidade de taninos tornam os vinhos de Cabernet Sauvignon parceiros perfeitos para carnes vermelhas grelhadas ricas e molhos apimentados.

Para apreciar esta casta, indicamos o ótimo Carolina Reserva Cabernet Sauvignon, vinho que apresenta aromas clássicos de cassis e tabaco e, em boca, é seco, encorpado e com taninos presentes.

Tags: , ,