Lei de Pureza da Cerveja Alemã

lei da pureza da cerveja

A Lei de Pureza da Cerveja Alemã orienta os ingredientes que podem ser utilizados na bebida, apenas água, malte de cevada, lúpulo e levedura. A Paulaner, a marca de cerveja mais festejada da Alemanha, trazida ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora, elabora suas cervejas segundo essa Lei.

No próximo dia 23 de abril, comemoram-se os 504 anos do documento chamado Reinheitsgebot ou “exigência da pureza”. Alguns estudiosos dizem que a Lei se baseia no decreto do Duque Guilherme 4º da Baviera, que naquela época queria proteger os consumidores de produtos que pudessem conter ingredientes tóxicos. Já Michael Jackson, autor do Guia Ilustrado Zahar Cerveja, conta que há 500 anos a cerveja de trigo era muito comum na Alemanha, o que causou a escassez de pão. Para reverter essa situação, proibiu-se que se usasse outro cereal, que não a cevada, para fazer cerveja, o que deu à cerveja bávara uma garantia de pureza que foi uma grande vantagem comercial na época.

Já outro estudioso, Marcio Beck, lembra que a lei original não tinha nem nome, nem incluía as leveduras – já que só no século XIX elas foram reconhecidas como fundamentais para a fermentação, por Louis Pasteur. Além disso, só em 1918 ela foi batizada de Reinheitsgebot. Independentemente da motivação para a criação da Lei da Pureza, o mundo cervejeiro só teve a ganhar e até hoje a qualidade dos exemplares bávaros é inquestionável, o que você pode comprovar ao degustar uma Paulaner.

lei da pureza da cerveja

Paulaner: de onde vem e do que é feita

Quem já experimentou sabe por que a Paulaner é a cerveja mais festejada da Alemanha. Além de ter mais de 300 anos de história, a marca conseguiu aproveitar o máximo da tecnologia sem perder a tradição. A Paulaner é feita na Baviera, estado ao sudeste do país, cuja capital é a efervescente Munique. Dizem que a população consome mais de 100 litros de cerveja por pessoa ao ano.

A cervejaria Paulaner foi fundada em 1634, pelos monges do monastério São Francisco de Paula. Hoje é a maior cervejaria de Munique e também a maior produtora de Weissbier (cerveja de trigo) da Alemanha, além de ser a mais vendida do país europeu. Todas as cervejas Paulaner são feitas de acordo com a Lei da Pureza, utilizando-se somente cevada da Baviera, leveduras de cultivo próprio, lúpulo de Hallertau (uma área da Baviera listada como a maior área de cultivo de lúpulo do mundo) e água pura glacial da fonte de 240 metros de profundidade. Confira nossas sugestões.

lei da pureza da cerveja

Cerveja Paulaner Müchner Hell

Cerveja feita de Puro Malte de cevada. Estilo Munich Helles e tipo de fermentação LAGER (baixa fermentação). Apresenta coloração amarelo-ouro, leve com aroma de malte de cevada e lúpulo, amargor equilibrado e muito refrescante. Harmoniza com aperitivos, saladas e pratos leves. A graduação alcoólica é de 4,9%.

lei da pureza da cerveja

 

Cerveja Paulaner Hefe-Weissbier Naturtrüb

Umas das Weissbiers alemãs mais consumidas do mundo, elaborada com 60% de malte trigo e 40% de cevada, naturalmente turva. Estilo German Weizen e tipo de fermentação ALE (alta fermentação). Apresenta aromas frutados provenientes da levedura. Em boca destacam-se as notas de frutas amarelas, refrescante com boa acidez e amargor equilibrado. Harmoniza com entradas, saladas, peixes, aves, salsichas brancas, queijos meia cura e sobremesas a base de frutas. A graduação alcoólica é de 5,5%.

lei da pureza da cerveja

 

Cerveja Paulaner Salvator

Foi a primeira cerveja da Paulaner fabricada pelos monges para consumo durante o jejum da Quaresma e por isso recebeu o apelido de “pão líquido”. Estilo Doppelbock e tipo de fermentação LAGER (baixa fermentação). Apresenta aromas de caramelo, lembrando amêndoas e nozes. O álcool está bem inserido no conjunto e delicadamente equilibrado por lúpulos nobres. É escura, forte e com personalidade. A graduação alcoólica é de 7,9%.

Tags: , , , ,