Para elas, o melhor sempre, ainda mais se a data é comemorativa como o próximo 13 de Maio, o Dia das Mães. Pensando nisso, preparamos uma seleção especial de vinhos que irão agradar diversos estilos de mulheres, da clássica à moderna, mas também as esportistas, roqueiras, gourmets, etc. Escolhemos exemplares de países como Portugal, Espanha, França, Itália e Chile e de estilos diferentes, porém todos os vinhos apresentam muita personalidade e elegância. Espelhe-se nas características da sua mãe e escolha o rótulo que melhor se encaixa no perfil dela.
Para aquelas mães que adoram acompanhar as tendências, a dica é o espumante francês Veuve du Vernay Ice, elaborado prevendo a degustação “on the rocks”, com três pedrinhas de gelo. É uma opção de vinho fresco, frutado e floral, que combina com dias quentes e ensolarados, como aqueles do típico “veranico” de maio. Para quem optar por presentear com um espumante estilo tradicional, temos duas dicas: o espanhol Cava Don Román Brut, vinho coringa, muito agradável, excelente para embalar uma boa conversa ou acompanhar um aperitivo. Outra opção é o 3B, um rosé português que traz na sua essência o terroir da principal região para espumantes de Portugal, a Bairrada, e a personalidade das uvas Baga e Bical. Não bastasse estes predicados, é elaborado por uma das principais enólogas da atualidade, Filipa Pato. Seco e saboroso, pode ser servido sozinho, mas também tem potencial para acompanhar uma refeição inteira.
Se a sua mãe gosta de vinho branco invista em um dos mais badalados lançamentos nos últimos tempos, o espanhol Chan de Rosas Clásico. Trata-se de um vinho da Galícia, região no noroeste da Espanha, na Denominação de Origem Rías Baixas. Elaborado com a uva Albariño (a Alvarinho portuguesa), uma das castas espanholas mais famosas para vinhos brancos, apresenta características frutadas e florais. Para acompanhar queijos, como Emmental, é uma aposta certa.
Há aquelas mães que adoram vinhos rosé e para estas separamos duas dicas francesas: do Sul da França, o Manon Côtes de Provence, vinho de estrutura suave, sedosa e saboroso final. Excelente como aperitivo, acompanha com maestria as culinárias tailandesa e japonesa, além de pratos com curry. Para aquelas que gostam dos vinhos de Bordeaux, o Le Rosé de Floridene, vinho que traduz a essência e a elegância da região de Bordeaux, na França. Seus aromas de groselha, maracujá e morango são encantadores. Em boca é seco, saboroso e refrescante. Pode ser consumido sozinho e também combina perfeitamente com as culinárias japonesa e tailandesa.
Da Itália a sugestão é o tinto Caldora Sangiovese IGT. Vinho seco, de médio corpo, com taninos integrados e macios, é feito com uma das uvas mais famosas do país europeu, a Sangiovese, na região de Abruzzo. É extremamente gastronômico e acompanha com maestria uma massa com carne de panela.
Para fechar nossas sugestões, um representante do Novo Mundo, o Cefiro Reserva Pinot Noir. Este vinho tinto é elaborado pela vinícola boutique Viña Casablanca (leia-se produção pequena, artesanal e muito cuidadosa), em um terroir excelente para uma uva tão temperamental quanto à Pinot Noir. É seco, apresenta excelente frescor e complexidade de aromas e sabores. Além de ótimo para ser degustado sozinho, vai bem com tartare de atum.