Fuja da mesmice e experimente vinhos fora do comum

Vinhos fora do comum

Selecionamos quatro vinhos muito especiais para você fugir da mesmice. Confira e delicie-se!

Elaborar vinhos, por si só, não é uma tarefa fácil. Além de todas as intempéries da natureza, que podem favorecer ou acabar com determinada safra, ainda há os cuidados com pragas nos vinhedos, saber a hora certa de colher as uvas, levar rapidamente para a adega e, enfim, começar o processo de fermentação, amadurecimento, etc.

 

Ou seja, para elaborar qualquer vinho, seja artesanal ou industrial, são muitas as etapas. Nesse contexto, o que significa um vinho fora do comum? Basicamente, que alguma parte ou todo o processo foi mais detalhado, cuidadoso ou artesanal do que habitualmente é.

 

Os vinhos de edição limitada, por exemplo, fazem parte dessa categoria. Os veganos, tão comuns na Europa, mas ainda difíceis de encontrar no Brasil, também se enquadram, assim como os que passam por pisa a pé (literalmente pisar nas uvas) ou ainda que são elaborados com uvas diferentes das básicas internacionais, como Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Merlot, etc. Selecionamos quatro rótulos assim para você conhecer.

 

Espumante Gran Reserva Blanc de Noir 

Esse vinho, elaborado pela Caves Messias, vem da região da Bairrada, onde são produzidos os melhores espumantes de Portugal. A delicadeza do processo começa nos vinhedos da uva Baga, que são suavemente prensadas para que não passem ao líquido a cor intensa da casca.

Assim se faz um Blanc de Noir – vinho branco elaborado a partir de uvas tintas.

A segunda fermentação ocorre na garrafa, o mesmo processo pelo qual são elaborados os champanhes, chamado tradicional, no qual o gás carbônico fica perfeitamente integrado à bebida. O objetivo é conferir mais estrutura e complexidade ao espumante.

Na degustação, apresenta aromas intensos, com notas de panificação, e em boca revela-se suave e cremoso, com acidez intensa e final persistente. Esse espumante já ganhou 90 pontos do crítico Robert Parker.

Grüner Veltliner Bruch 

Os consumidores de vinhos estão cada vez mais atentos a regiões produtoras que não sejam as convencionais. Entre os países que se destacam por aliar tradição com filosofia de cultivo extremamente moderna está a Áustria.

 

Um dos exemplos é a vinícola Christ, localizada em Bisamberg, a cinco quilômetros de Viena, capital do país, que guarda uma herança de vinhedos de primeira classe com algumas videiras muito antigas.

 

O estilo dos vinhos é caracterizado pelo respeito à natureza, pelas técnicas puristas e pela busca por autenticidade. O manejo das videiras é extremamente delicado, com colheita manual e seleção criteriosa. Todos os vinhos são veganos, ou seja, nenhum elemento animal é utilizado na elaboração. Outra característica importante é que eles não passam por barrica de carvalho.

 

O vinho branco Grüner Veltliner Bruch apresenta sabores de maçãs verdes, com notas delicadas de limão e pimenta. A Grüner Veltliner é a principal uva da Áustria, branca versátil que origina de espumantes até vinhos de sobremesa. Entre suas particularidades, um delicioso aroma vegetal com notas de pimenta branca e frutas cítricas.

Outrora Clássico DOC Bairrada 

O projeto desse vinho, assinado pelo enólogo português João Soares, nasceu da vontade de criar rótulos diferenciados baseados na casta Baga, típica da Bairrada, e materializou-se quando o enólogo se deparou com vinhas velhas, entre 80 e 120 anos.

 

A elaboração do Outrora, que começou em 2009, é um tributo às vinhas centenárias. A pisa a pé em lagares, para extração da cor, e o longo estágio em madeira (24 meses), moldam um vinho de grande complexidade, corpo, frescura e longevidade.

 

Na degustação, notas iodadas e minerais dominam, pela proximidade com o mar, além de chocolate preto, amoras e pimenta; pronunciada acidez e excelente estrutura.

 

Cohiba Atmosphere Gran Reserva DOCa Rioja 

Um espanhol da Rioja que leva a chancela da marca de charutos cubana Cohiba, além de um rótulo gravado em ouro de 24 quilates. A história é a seguinte: a tradicional vinícola Marqués de Tomares queria criar um vinho de grife totalmente diferenciado, então firmou uma parceria com a marca cubana e conquistou o direito de chamar seus vinhos de Cohiba Atmosphere.

Disponível em número limitadíssimo (6 mil garrafas, sendo que apenas 300 vieram ao Brasil), é elaborado com as uvas Tempranillo (90%), Graciano (7%) e Viura (3%), colhidas à mão. Amadurece durante 36 meses em barricas de carvalho francês e americano e, posteriormente, descansa por 36 meses em adega antes da comercialização.

Na degustação, apresenta aromas complexos e elegantes de frutas maduras e baunilha, com notas levemente tostadas. Em boca é complexo e poderoso, com grande equilíbrio e elegância.

Todos estão disponíveis no e-commerce Grande Adega www.grandeadega.com.br

 

Tags: , , , ,