O inimitável vinho do Porto

O Douro, região portuguesa onde se origina o vinho do Porto, é uma das mais belas paisagens vinícolas do mundo, com montanhas recortadas pelo rio que dá nome as terras e marcadas pelo esforço do homem para que das encostas xistosas pudessem prosperar as vinhas. As uvas, colhidas à mão, amadurecem perfeitamente em verões escaldantes e mantém altos teores de açúcares – o que garante a doçura do fortificado. A Touriga Nacional reina ao lado de Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinto Cão e Tinta Barroca, entre outras castas nativas. Um charme a mais nesta história são os barcos rabelos, embarcação típica do Douro que tradicionalmente enfrentava as diversidades fluviais para transportar os toneis e possibilitar a comercialização da bebida. Apesar de ser produzido com as uvas do Douro e envelhecido nas caves de Vila Nova de Gaia, o vinho do Porto leva este nome por causa da cidade de onde é exportado.

A região que ostenta o título de mais antiga zona regulamentada de vinhos do mundo, demarcada em 1756 por Marquês de Pombal, orgulha-se de seus excelentes produtores. Um dos mais destacados é a Caves Messias. Fundada em 1926 mantém a produção em Ferradosa, local onde as videiras foram plantadas pela primeira vez em 1845 pelo Barão do Seixo, sendo mais tarde adquiridas pela família Afonso Cabral, que por sua vez a vendeu aos Messias, em 1956. Outra vinícola de destaque é a Duorum, projeto dos enólogos João Portugal Ramos e José Maria Soares Franco, dois nomes entre os maiores da viticultura portuguesa contemporânea. Em um terroir excepcional, a dupla assina vinhos com dimensão internacional, inclusive premiados pelo famoso crítico Robert Parker. Os vinhos da Caves Messias e da Duorum são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

Porto Messias 10 anos

Vinho complexo, agradável, com excelente acidez, equilibrado e persistente. O lote é envelhecido por cerca de 10 anos até ser engarrafado. Ideal para acompanhar frutas secas, passas e queijos. A graduação alcoólica é de 20%.

Duorum Porto Vintage DOC

Vinho de aroma elegante e intenso, dominado pelos frutos maduros como amora, ameixas e cassis. Muito encorpado e com grande estrutura. Apresenta acidez equilibrada, taninos finos e maduros, tudo bem envolvido em seu corpo. A safra 2011 possui 94 pontos no Robert Parker. A graduação alcoólica é de 20%.

 

Porto Messias Ruby

Vinho fortificado doce de caráter jovem, bastante aromático com notas de frutos vermelhos. No paladar é delicado, apresenta doçura equilibrada e final agradável. A graduação alcoólica é de 19%.

Porto Messias Tawny

Vinho fortificado doce que apresenta aromas de frutas em compota e toques de baunilha. O Tawny é um pouco mais envelhecido que o Ruby. Em boca é encorpado, com álcool integrado e final longo. A graduação alcoólica é de 19,5%.

Tags: , , , , , , , ,