Momento de celebração em família, a Ceia de Natal é também uma oportunidade para brindar com belos vinhos e, por que não, brincar de harmonizá-los com os pratos tradicionais natalinos. Confirma nossa seleção de 16 vinhos deliciosos!
Como escolher o vinho certo para acompanhar chester, peru, salpicão ou panetone? Uma dica é sempre buscar o equilíbrio entre comida e bebida: ou seja, pratos delicados pedem rótulos leves e, à medida que os sabores das receitas se tornam mais intensos, as bebidas também precisam de mais corpo e estrutura.
Para tornar essa tarefa mais simples, a seguir, selecionamos 16 vinhos para você escolher o que melhor harmoniza com seu cardápio de Natal.
Vinhos que harmonizam com entradas de Natal
Aperitivos e antepasto costumam ser opções leves e, por isso, exigem vinhos jovens e frescos que não “atropelem” a comida e, ao mesmo tempo, “limpem” a boca para prepará-la para a próxima garfada. Espumantes, brancos e rosés costumam ser os melhores vinhos para abrir o apetite.
Além de tábuas de frios e queijos, você pode preparar opções um pouco mais elaboradas como mix de bruschettas, tartare de morango com burrata e aceto balsâmico, ou ainda um carpaccio de pupunha com pesto de manjericão e camarão. Todos combinam com espumantes, brancos e rosé.
Esse espumante elaborado com a uva Trebbiano na região do Piemonte, na Itália, é indicado como aperitivo, para acompanhar entradas à base de frutos do mar e queijos leves. Tem aromas de frutas brancas com notas florais e, em boca, é frutado, refrescante e possui boa acidez.
Espumante branco elaborado pelo método Charmat pela prestigiada Bodega Norton, localizada em Mendoza, na Argentina. É excelente como aperitivo e para acompanhar petiscos de frutos do mar. Apresenta aromas cítricos e, em boca, destacam-se os sabores que lembram pêssegos e peras.
***
Vinhos que harmonizam com peru de Natal
O peru tem uma carne delicada que precisa de vinhos com as mesmas características para que não se sobreponham. A sugestão é apostar em rótulos brancos que têm frescor e leveza. Vinhos brancos, nesse caso, são um coringa, caso o peru seja recheado com farofa, bacon ou linguiça: a acidez da bebida ajuda a quebrar a gordura e limpar o paladar para mais uma bocada.
Elaborado no Alentejo, em Portugal, pela
prestigiada vinícola João Portugal Ramos, esse branco apresenta aromas de frutas cítricas com notas minerais. No paladar, possui boa estrutura, ótima acidez e longo final. É
ideal para pratos leves e carnes brancas.
Perfeito com aperitivos, saladas, queijos e pratos à base de peixes e frutos do mar, aves e carnes brancas, esse branco argentino da renomada Bodega Norton apresenta aromas cítricos com notas de frutas como peras e pêssegos. Em boca, destacam-se os deliciosos sabores cítricos e o frescor.
Vinhos que harmonizam com panetone
Seja o tradicional com uvas passas e frutas cristalizadas e nas versões com chocolate e outros recheios, o doce típico natalino pede bebidas doces para acompanhar. Vinhos licorosos são a combinação perfeita com panetone.
Este vinho elaborado na
Ilha da Madeira, em Portugal, possui aroma elegante, sugerindo frutos secos. No paladar, é agradável e com doçura marcada. É macio e equilibrado, com final longo e agradável. Destaque para a deliciosa acidez.
Harmoniza com chocolate negro, queijo, morangos, abacaxi e sobremesas à base de café.
Este
vinho do Porto, elaborado na região do Douro, em Portugal, possui aroma complexo e delicado de frutas secas e passas. No paladar, é doce, com excelente acidez. Equilibrado e persistente. É
ideal para acompanhar frutas secas, passas e queijos.
***
Vinhos que harmonizam com carnes suínas assadas
Carnes suínas assadas, seja leitão à Bairrada, pernil e outros cortes vão muito bem com tintos estruturados que amadureceram em barrica. Segundo uma das regras das harmonizações, vinhos de um determinado território combinam com pratos típicos daquela região. Por isso, a harmonização de tintos portugueses com carnes suínas é perfeita.
Este vinho produzido na região da Bairrada, em Portugal, pela prestigiada
vinícola Cave Messias é elaborado apenas nos anos em que a uva
Baga atinge a sua expressão plena de identidade. Este rótulo apresenta aromas complexos de frutos do bosque, lembrando mirtilos, com notas minerais. Em boca, possui ótima estrutura, taninos sedosos e acidez refrescante. Possui grande potencial de guarda e é
perfeito com carnes vermelhas grelhadas e leitão assado.
Elaborado pela conceituada enóloga
Filipa Pato, na região da Bairrada, em Portugal, este tinto da uva
Baga é excelente para ser degustado sozinho, mas também
acompanha galinhada, peixe grelhado e outras carnes servidas de legumes. Vai bem ainda com queijos de pasta mole, como Serra da Estrela. Tem nariz frutado com toques de pimenta-preta e, em boca, muita fruta delicada e notas herbáceas. Depois de fermentado esse vinho estagia 6 meses em ânforas.
***
Bebida que harmoniza com rabanada
O doce que não pode faltar nas comemorações natalinas pede bebidas doces que permitam uma harmonização por semelhança. Ingredientes como ovo, açúcar, leite e canela em pó (opcional) combinam com vinhos e bebidas licorosos.
O
Licor 35 nasceu inspirado no sabor de um símbolo de Portugal, o
Pastel de Belém. De sabor doce, intenso e envolvente, o creme nasce da fusão do popular licor com o tradicional pastel de nata. Uma sintonia perfeita que agrada os paladares mais exigentes. Deve ser servido sempre gelado!
Vinhos que harmonizam com salpicão de frango
Esse prato natalino pode ser preparado com vários tipos de carne: além do clássico peito de frango cozido e desfiado, sobras de ave assada, seja frango e peru, são boas alternativas. Esta receita que mistura proteínas com gosto mais delicado e ingredientes gordurosos como maionese e batata palha exige vinhos tintos mais leves, já que os de muita estrutura podem “passar por cima” da comida.
Vinho elaborado com a uva
Pinot Noir proveniente de vinhedos selecionados do Vale do Uco, na Argentina. Fresco, complexo e delicado, apresenta corpo médio e é muito saboroso em boca. É perfeito também com
carnes vermelhas magras, massas com molhos vermelhos ou levemente condimentados.
Vinho elaborado com a uva
Tempranillo. Possui aroma frutado, com delicadas notas de baunilha, é persistente e de longa duração. Amadurece em barricas francesas por três meses e mais três meses em garrafa. Combina bem também com
paella à base de carnes, salsichas e embutidos.
***
Vinhos que harmonizam com chester
Assim como o peru, o chester é um prato versátil que pode combinar tanto com vinhos tintos quanto brancos, desde que esses últimos sejam encorpados e tenham boa estrutura de modo que se estabeleça uma relação de equilíbrio entre comida e bebida.
Apresenta aromas de frutas vermelhas, escuras e especiarias. No paladar é seco, encorpado, com taninos firmes, mas suaves, e acidez equilibrada. Amadurecimento em barricas de carvalho francês durante 12 meses. Harmoniza com carnes assadas e massas com molhos intensos.
Apresenta aroma de fruta tropical com algumas notas citrinas e de baunilha. Na boca, possui bom volume, excelente frescura e um final prolongado. A colheita é manual, a fermentação é em inox e posteriormente uma parte do lote final passa por barrica. Acompanha muito bem também mariscos e peixes gordos assados.
***
Vinhos que harmonizam com tender
Essa carne de sabor intenso, bastante gordurosa e temperada com molhos agridoces pede vinhos tintos com o mesmo nível de intensidade ou brancos encorpados e bem estruturados para que a comida não se sobressaia em relação à bebida, e vice-versa.
É um vinho branco português produzido na região da Bairrada que apresenta um aroma de perfil intenso, com notas exóticas de maracujá e nuances de erva fresca cortada. Na boca, mostra-se fresco, ligeiro e com toques minerais. Além de tender, vai bem também com peixes e frutos do mar com molhos untuosos.
Esse tinto da região do Alentejo, no sudeste de Portugal, tem aromas de amoras e framboesas bem maduras, com notas de especiarias. Em boca, é amplo, profundo, com mineralidade e grande complexidade aromática. Harmoniza perfeitamente também com carnes de caça, carnes vermelhas e queijos curados.
Tinto elaborado com uvas
Malbec do Vale do Uco, na Argentina, que amadurece por 12 meses em barricas de carvalho. Seus aromas lembram frutas escuras maduras, especiarias e tabaco. Em boca, é complexo, carnudo e persistente. É ideal com
massas com molhos à base de carnes e carnes assadas.