Tomates

O tomate hoje em dia é fundamental, mas a fruta já foi jogada literalmente na fogueira. Isso porque muito antigamente, quando ainda se acreditava em certas feitiçarias, achavam que ele era venenoso por se assemelhar à mandrágora, planta na época apelidada como “maçã do diabo” por provocar supostos efeitos afrodisíacos.

Lendas à parte, o tomate é uma fruta e é parente da berinjela, das pimentas, dos pimentões e também, acredite, das batatas. Existem algumas teorias sobre suas origens, mas é fato que ele começou a ser cultivado nas Américas do Sul e Central. Uns dizem que os primeiros a gostar de tomates foram os incas do Peru; outros já acham que quem colocava o tomate na salada eram os mexicanos. O fato é que ele já era consumido bem antes de Colombo chegar por aqui.

tomates_bx

Foi enviado à Europa, lá pelo século XVI, e os primeiros registros em receitas que se têm notícias são da espanhola Sevilha. Quando chegou à Itália, começou a ser chamado de pomo d’oro, pois as primeiras espécies exportadas pareciam maçãs douradas. Os italianos se apaixonaram tanto pela maravilhosa combinação de suculência, doçura e acidez que o tomate até hoje é a cara da Itália.

Aqui no novo site da Porto a Porto você também encontra o portfólio de produtos da Paganini Gastronomia disponível no Brasil.

Tags: , , , , , ,