Château Caronne Ste. Gemme na revista inglesa Decanter

francês pontuado

Vinho francês, elaborado pelo produtor Nony Borie, está entre os 20 melhores tintos de Bordeaux pela publicação inglesa.

Bordeaux, na França, continua a área produtora de vinho mais influente do mundo, a força motriz por trás do mercado mundial de vinhos finos. Embora conhecida pelos châteaux premiados na famosa Classificação de 1855, a região é, em geral, uma ótima fonte de vinhos tintos de estilo típico e clássico.

Fatores como uma série de boas safras, maior investimento em vinhedos e técnicas aprimoradas de vinificação nos últimos anos resultaram em níveis de qualidade mais elevados. Com mais de 10.000 hectares de vinhas, e produção anual de cerca de 800 milhões de garrafas, Bordeaux é um grande e bem-sucedido negócio.

Se antigamente apenas 10% da produção era famosa pelo destacado terroir, hoje as coisas mudaram significativamente. A competição com vinhos de outras áreas da França impulsionou o investimento em qualidade e o resultado é que denominações que antigamente não eram renomadas estão ganhando espaço e oferecendo vinhos de destacada qualidade.

 

O tinto Château Caronne Ste. Gemme, elaborado no chamado Haut-Médoc, na Margem Esquerda, recebeu 92 pontos da revista inglesa Decanter e está entre os 20 melhores de Bordeaux.

vinho francês

Nas palavras do avaliador: “Há muita vida neste belo Haut-Médoc. Fresco e floral no nariz, com complexidade extra de algumas herbáceas. Macio e fácil no paladar, há muita estrutura para envelhecer por, pelo menos, mais cinco anos. Carvalho bem integrado, com um final longo e saboroso. Caronne Ste-Gemme é um vinho altamente confiável da Margem Esquerda.”

O vinhedo do Château Caronne Ste Gemme é conhecido desde o século XVII. Os vinhos desse vinhedo têm sutileza e personalidade, são elegantes, clássicos, gastronômicos e longevos. Na composição da safra 2015, as uvas Cabernet Sauvignon (60%), Merlot (34%) e Petit Verdot (6%). A vinificação segue o modelo dos Grand Crus: fermentação em inox, maceração de 3 semanas, estágio de 12 meses em barrica francesa de 225 litros, 25% renovadas a cada ano. O vinho é engarrafado 20 meses depois da colheita.

 

Château Caronne Ste. Gemme 2014: recebeu 90-91 pontos do crítico James Suckling; e 92 pontos na Decanter.

Château Caronne Ste. Gemme 2015: recebeu 93 pontos do crítico James Suckling.

 

Informações retiradas do artigo “Top 20 Bordeaux reds under £20”, publicado na edição de julho da revista Decanter, em texto do Master of Wine Andy Howard MW.

Tags: , , ,