Chegam ao Brasil os vinhos Alambrado

Vinhos elaborados pela Bodega Santa Julia, nos melhores terroirs da Argentina.

Ricos, macios e concentrados, os vinhos argentinos são excelentes opções e estão entre os prediletos dos brasileiros. Para melhorar ainda mais a oferta aos consumidores, as importadoras Porto a Porto e Casa Flora trazem ao Brasil os vinhos Alambrado. São dez rótulos, brancos e tintos, que expressam os melhores terroirs de Mendoza, na Argentina. Para falar sobre os vinhos, o enólogo Sebastián Fernandez visitará algumas cidades do país em junho. Os vinhos são comercializados também pelo e-commerce Grande Adega.

Alambrado é uma linha de vinhos modernos e elegantes, que expressam a fruta como protagonista. São rótulos produzidos pela premiada Bodega Santa Julia, que se orgulha de seus vinhedos com certificação orgânica. São chamados “Alambrados” os arames que sustentam as videiras, desde a formação de cada broto até o completo amadurecimento.

A história da Bodega Santa Julia nos leva a 1950, quando José Zuccardi, o fundador, começa a experimentar novos sistemas de irrigação em Mendoza. O nome é uma homenagem a sua única filha, Julia. A Bodega representa o compromisso de alcançar os mais altos níveis de qualidade, com práticas sustentáveis que respeitam o meio ambiente. Em 2004, os vinhedos receberam a certificação de orgânicos. A Bodega recebeu o prêmio “Destacado Custo-Benefício” do Guia Descorchados 2021.

Responsável pelos rótulos Alambrado, Sebastián é graduado em enologia pela Universidades Juan Agustín Maza, em Mendoza. Começou a trabalhar na Bodega Santa Julia em 2013 e, desde então, já realizou 9 colheitas. Juntamente com sua equipe, ele orienta todo o processo de produção dos Alambrado com qualidade e inovação constante. O foco é a produção de vinhos elegantes, expressivos e marcados pela tipicidade das uvas.

Conheça os vinhos Alambrado:

Gran Alambrado Blend

Combinação das uvas Malbec (70%) e Cabernet Sauvignon colhidas nos melhores terroirs do Vale do Uco, em Mendoza. Entre os aromas, frutas vermelhas e violetas, provenientes da Malbec, e frutas maduras e especiarias oriundas da Cabernet Sauvignon. Complexo e equilibrado, de grande estrutura e personalidade. Possui taninos macios e excelente acidez, o que o torna deliciosamente gastronômico. Parte do vinho amadureceu por 10 meses em barricas.

Gran Alambrado Malbec

Este tinto é o ícone da linha. Apresenta aromas de frutas vermelhas com notas de violetas, típicas da variedade. Amadurece por 10 meses em barricas de carvalho. Equilibrado e complexo, percebem-se taninos macios que dão estrutura e personalidade ao vinho. A acidez confere vivacidade. Longo final.

Gran Alambrado Cabernet Sauvignon

As uvas Cabernet Sauvignon originam-se nos melhores terroirs do Vale do Uco, em Mendoza. Apresenta aromas de frutas vermelhas e negras maduras, com notas de especiarias como pimenta-do-reino, pimentões e ervas. Macio, fresco e equilibrado, com taninos maduros, resultado dos 10 meses em barricas francesas.

Alambrado Malbec

Vinho tinto elaborado com uvas Malbec provenientes do Vale do Uco, em Mendoza. Apresenta aromas de ameixas, amoras e cerejas e, em boca, boa estrutura, com taninos macios e longa persistência. Amadurece 10 meses em barrica de carvalho francês. A safra 2019, disponível por aqui, recebeu 91 pontos no Guia Descorchados.

Alambrado Cabernet Sauvignon

Vinho tinto elaborado com uvas provenientes do Vale do Uco, em Mendoza, que apresenta aromas de frutas negras maduras com notas de pimenta preta, de chocolate e de baunilha. Em boca, apresenta taninos macios e equilibrados. Amadureceu por 10 meses em barrica de carvalho francês.

Alambrado Cabernet Franc

As uvas Cabernet Franc originam-se no Vale do Uco, um dos principais terroirs de Mendoza, Argentina. Apresenta aromas de frutas que lembram groselha, mirtilo e amora em harmonia com os aromas de ervas frescas.

Alambrado Bonarda

As uvas Bonarda deste tinto se originam no Vale do Uco, um dos principais terroirs da Argentina. Apresenta típicos aromas de frutas vermelhas maduras, especialmente cerejas, com notas de baunilha e especiarias. Em boca é saboroso, sedoso e com taninos macios.

Alambrado Pinot Noir

Vinho elaborado com a uva Pinot Noir proveniente de vinhedos selecionados do Vale do Uco. Fresco, complexo e delicado, apresenta corpo médio e é muito saboroso em boca. Traduz o frescor, a complexidade e a delicadeza da uva francesa em terras argentinas.

Alambrado Chardonnay

Vinho de aromas complexos de frutas brancas maduras como peras, maçãs e bananas, com notas oriundas do amadurecimento em barricas, como baunilha, manteiga e mel. Em boca, apresenta bom volume, é untuoso e com expressivas notas frutadas.

Alambrado Viognier

A uva Viognier encontra sua melhor expressão em Vista Flores, no Vale do Uco, a 1.000 metros de altitude. A variedade expressa toda a sua tipicidade com aromas delicados e florais, resultando em um vinho muito fresco e elegante.

Tags: , ,