Dica: vinhos franceses de Bordeaux

Bordeaux, na França, é certamente a região vinícola mais famosa do mundo, onde estão alguns dos melhores vinhedos que se têm notícia e que elaboram vinhos tintos e brancos ilustres (e caros). Mas existem outros excelentes produtores às margens do rio Gironde que assinam vinhos irretocáveis, com ótimo custo e excelentes pontuações do crítico Robert Parker e da revista Wine Spectator. É o caso dos Château Caronne Ste Gemme e Château Labat, do Vignobles Nony Borie. Ambos estão localizados na margem esquerda de Bordeaux, muito próximos a Saint Julien e a Pauillac, duas das comunas mais prestigiadas do Haut-Médoc, como a sub-região é chamada. Por sinal, é na Margem Esquerda que estão alguns dos melhores vinhedos do mundo, quatro dos cinco Premier Cru Classé. Ambos são trazidos ao Brasil pela importadora Porto a Porto.

chateau-caronne-2
Videiras do Château Caronne.

O vinhedo do Château Caronne Ste Gemme é conhecido desde 1648. Em 1900 a propriedade foi adquirida por Emile e Eugène Borie, e atualmente é administrada pela quarta geração da família. O nome vem de “carona”, em gaulês, que significa “fonte pequena”; já Gemme é uma abreviação de Saint Jaime ou James. O vinhedo de 45 hectares está na área de St. Laurent Médoc. As variedades são 60% Cabernet Sauvignon, 35% Merlot e 5% Petit Verdot e a idade média das vinhas é de 25 anos. Os vinhos do Château Caronne Ste Gemme têm sutileza e personalidade, são elegantes e clássicos ao mesmo tempo em que potentes, encorpados e longevos.

Chateau Caronne Ste Gemme bx
Château Caronne Ste Gemme.

O Labat é um antigo vinhedo já existente no século XVIII, situado na vizinhança de diversos Crus Classés como La Tour Carnet e Lagrange. A família Borie adquiriu a propriedade no fim do século XIX. O vinhedo de 7 hectares está localizado na área de St. Laurent Haut-Médoc, ao sul de St. Julien, a 40 quilômetros noroeste de Bordeaux. As uvas Cabernet Sauvignon (50%) e Merlot (50%) que são colhidas manualmente e a idade média das vinhas é de 20 anos. Os vinhos do Château Labat têm tradição. Sua tipicidade exprime frutas maduras com boa estrutura. É um vinho bem equilibrado, expressivo e com personalidade, de longa guarda. A vinificação de ambos os vinhos segue o modelo dos Grand Crus e o envelhecimento de 12 meses se faz exclusivamente em barricas francesas.

chateau_labat_2
Château Labat.

 

Premiações:

Château Caronne Ste. Gemme

Safra 2010, 90 RP* e 90 WS*

Safra 2009, 90 WS

Château Labat

Safra 2010, 90 WS

Safra 2009, 90 WS

Safra 2005, 90 WS

(*RP: Robert Parker; WS: Wine Spectator)

 

autumn
Detalhe das videiras no outono.
Tags: , , , , , , , , , , , ,